26 NOV 2015
Podalírio de Oliveira Fraga é pauta na TV Cultura do Vale de Montenegro

A EMEF Podalírio de Oliveira Fraga foi pauta do programa Habitat, que será exibido pela TV Cultura do Vale de Montenegro. A jornalista Juciele Paz foi à escola na tarde da última segunda-feira (23), localizada em Itapuã, e entrevistou a diretora, Maria Terezinha Medeiros, o regente da Banda de Latas, Bruno Medeiros, a assessora pedagógica Cleo Sörgen, e alunos. Juciele está fazendo uma reportagem sobre ações de preservação do meio ambiente e reciclagem.

A notícia de uma banda com instrumentos confeccionados a partir de latas usadas, integrando todos os alunos, chamou a atenção da repórter. “Fiquei sabendo desta banda pela colega Aline Custódio, do jornal Diário Gaúcho, e vim saber sobre este projeto de meio ambiente desenvolvido pela escola”, explica Juciele. A diretora conta que tinha a ideia de formar uma banda para a escola se apresentar no Desfile Cívico, no ano passado. “Desenvolvemos um projeto de educação ambiental e solicitamos que os pais separassem o lixo seco e nos encaminhasse para dar o destino correto aos resíduos. Foi então que nos deparamos com muitas latas. A partir daí meu filho, Bruno, se prontificou para ajudar a confeccionar os instrumentos e reger a banda. Foi assim que nasceu a Banda de Latas”, conta Terezinha.

As latas que já não podem mais ser usadas como instrumentos são transformadas. “Fazemos artesanato ou plantamos mudas. Assim, estamos colaborando com o meio ambiente”, completa a diretora. A assessora pedagógica ressalta que o fato de integrarem a Banda elevou a autoestima dos 31 alunos da escola. “Eles agora estão muito motivados a aprender e isso faz com que aumente suas assiduidades. A Secretaria Municipal de Educação dá o suporte necessário para deslocamentos para as apresentações, que já foram inúmeras, tanto dentro do município, como em cidades da região metropolitana”, completa Cleo.

Uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente resultou na confecção de uniformes para as crianças. Cleo também enfatiza que a Educação enviou tablets à escola e agora todos os alunos têm acesso a atividades interativas e lúdicas através de jogos e aplicativos off-line.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024