26 NOV 2015
Universo ganha a Mostra Final de Projetos 2015

A Mostra Final de Projetos 2015 da EMEF Zeferino Lopes de Castro, localizada na Pimenta, zona rural de Viamão, evidenciou os oito melhores projetos do ano mais votados nas quatro rodadas. Outros 15 projetos que se destacaram também foram repescados e concorreram à final. A escola faz parte do Programa Escolas Rurais Conectadas, da Fundação Telefônica/Vivo, onde todos os alunos e professores receberam tablets ou netbooks e a escola a rede wi-fi mais veloz da América do Sul. A Fundação Telefônica/Vivo também disponibiliza uma assessoria digital permanente para auxiliar professores e alunos a desenvolverem seus projetos.

A mãe do estudante Gabriel, do 4º ano, Gessi Barcelos, estava muito orgulhosa do seu filho. “Ele fez o seu projeto sobre a águia e a montanha e ficou sabendo tudo sobre este pássaro. Estou muito feliz em poder estar aqui hoje e ver sua evolução. Às vezes a gente peca como pais por não conseguir estar presente em momentos importantes, por compromissos profissionais. Mas, poder estar presente neste momento tão especial, com certeza, faz toda diferença”, expressa.

Além dos pais e comunidade, foram prestigiar a Mostra a gerente de Projetos da Fundação Telefônica, Mila Gonçalves; o vice-prefeito, André Pacheco; a secretária de Educação, Marcia Culau, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Helena dos Santos; e representantes do Grupo de Trabalho Inovação do Ministério da Educação, da Huawei, da Secretaria Municipal de Educação de Vitória de Santo Antão (Pernambuco) e do Centro de Estudos Avançados de Recife (Pernambuco). A tarefa não foi fácil para os jurados, que tiveram que escolher dois melhores no geral e um na categoria Curió, de 1º ao 3º ano.

A diretora da EMEF Zeferino Lopes de Castro, Rosa Maria Stalivieri, fala que, com a repescagem, todos os alunos participaram da Mostra Final. “Nosso diferencial é que o aluno busca o que quer aprender e isso faz com que ele amplie seus conhecimentos e leve isso para a vida toda”, destaca. A gerente de projetos da Fundação Telefônica diz que quatro elementos foram primordiais para o sucesso da nova metodologia de ensino da escola. “A comunidade quis a mudança, a Secretaria de Educação acompanha e criou condições para execução dos projetos, a infraestrutura e equipamentos proporcionados pela Fundação Telefônica e a assessoria local da HardFun para implementação dos projetos.”

A secretária de Educação lembra o início do processo, quando a comunidade ainda estava receosa. “Se todos não abraçasse a ideia, o projeto não estaria acontecendo. Hoje estamos no momento em que o projeto está evoluído. Os alunos buscam sanar suas curiosidades de acordo com suas vivências e culturas. É um orgulho para quem é professor ver o crescimento de seus alunos e participar dessa construção permanente”, ressalta. O vice-prefeito complementa a fala de Marcia. “É muito bom ver esses projetos serem colocados na ação principal da região. Viamão tem 1.494 quilômetros quadrados, sendo 80% desta área localiza na região rural. Os alunos identificam a região nos seus projetos e usam a tecnologia a favor do agronegócio. Viamão cresce e se desenvolve através da educação. Os alunos de hoje serão nosso amanhã”, encerra.

Premiação

“Todos os alunos já são vencedores, pois ganharam em aprendizagem e conhecimento. Foi uma decisão difícil, mas era preciso escolher três entre 23”, fala a jurada Silvana Gattino, ex-diretora da escola. Silvana anuncia o projeto “Qual a diferença entre o cosmo e a galáxia. Por que o universo é escuro se tem o sol e as estrelas para iluminarem?” como o grande vencedor do ano. O segundo melhor projeto, na opinião dos jurados, foi “LTG – Lidas Tradições Gaúchas”. E, na categoria Curió, o grande vencedor foi “Como é que o leite se forma dentro da vaca”. Os vencedores ganharam brindes da Fundação Telefônica/ Vivo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024