25 NOV 2015
Viamão ganha prêmio Salvador Célia do PIM

O município de Viamão recebeu na manhã da última terça-feira, dia 24, o prêmio Salvador Célia do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), uma ação voltada à valorização das boas práticas de visitadores do PIM, Equipes de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) junto às famílias e comunidades atendidas. O prêmio está na quinta edição e, pelo segundo ano consecutivo Viamão é destaque no programa. A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori.

Foram premiadas 11 músicas originais elaboradas pelos visitadores, uma por cada macrorregião de saúde do Estado. A iniciativa integra as comemorações da 13ª Semana Estadual do Bebê, que ocorre até o dia 28 de novembro, e é uma homenagem ao médico Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte de sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

Com o tema "O que você faz para o seu filho hoje vale por toda a vida", os participantes produziram áudios, com mensagens cantadas, em formato jingle, spot e springle (que é a fusão do jingle e do spot). A nova especialidade busca a criação de obras sonoras como estratégia de mobilização social. O objetivo é envolver a sociedade e promover a reflexão sobre a importância dos primeiros anos de vida como fase fundamental para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável.

No Rio Grande do Sul, o PIM está presente em 253 municípios, atendendo com visitas domiciliares 53 mil famílias e beneficiando 58 mil crianças. Estudos científicos mostram que é nos primeiros anos de vida que as crianças desenvolvem capacidades que vão acompanhá-las pelo resto de suas vidas. O prêmio é uma promoção da Secretaria da Saúde (SES), através do Departamento de Ações em Saúde (DAS), por intermédio das coordenações da Atenção Básica e Primeira Infância Melhor (PIM).

Conheça o jingle vencedor:

“Prepara que agora é a hora, dos agentes de saúde sem demora, que sobem e descem as ruas da sua área e na comunidade vão fazer o seu trabalho com a prevenção. Chegando bem cedinho bate palma no portão, fazendo o seu cadastro nome, idade e profissão. O idoso, a gestante, o diabético e quem tem hipertensão. E as crianças quero ver a carteira de vacinação. E pra família vou passar orientação, cuidar da sua saúde e boa alimentação. Prepara o cartão SUS que eu já vou andando e no mês que vem, já estou voltando. Prepara!”

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024