25 NOV 2015
Obra resgata a cultura açoriana no Rio Grande do Sul

No dia 16 de novembro, a secretária municipal de Educação (SME), Marcia Culau, recebeu em seu gabinete a visita de Andreza Batista e Ivone Costa, autoras do livro 'Uma herança cultural que une dois mundos'. A obra faz um resgaste do patrimônio cultural Açoriano no Estado e especificamente na cidade de Viamão. O projeto teve o apoio do Governo Regional dos Açores.

As autoras relataram que foram convidadas, para apresentar o projeto na Ilha do Faial, no arquipélago dos Açores. A visita, que aconteceu entre os dias 28 de outubro e 03 de novembro, contou com uma vasta agenda em solo português. As autoras participaram de eventos de lançamento do livro; fizeram palestras e apresentações em escolas; entrega do livro em bibliotecas; e conversaram com jornalistas.

Andreza Batista, que é professora da rede estadual e vice-diretora da Escola Municipal Castelo Branco, falou sobre o projeto. “A nossa intenção foi identificar as raízes açorianas no Rio Grande do Sul, com um destaque especial para o legado deixado aqui na nossa cidade. A cultura açoriana se manifesta no nosso cotidiano, através da música, da dança e de brincadeiras”, explica. Ivone Costa também é professora da rede estadual e autora de vários livros que abordam cultura e tradicionalismo. Ela explicou que foi gratificante visitar a Ilha do Faial e conhecer na prática um pouco do povo e da cultura açoriana.

A secretária de Educação, Marcia Culau, recebeu um exemplar do livro que será doado à Biblioteca Municipal Érico Veríssimo, localizada na sede da SME. A secretária elogiou o trabalho de pesquisa realizado pelas autoras. “Viamão é uma cidade que tem em sua formação a imigração açoriana. Por isso, é muito importante o resgate desta cultura para que todos conheçam as suas origens”.

Entre os temas abordados no livro estão: a história da colonização no Brasil; a herança da literatura infantil portuguesa ao Brasil; os Açorianos no Rio Grande do Sul e em Viamão; a herança cultural açoriana no RS; os brinquedos e as brincadeiras de origem portuguesa; as festas juninas; e alguns sobrenomes registrados em Viamão. O livro também é assinado por Cesar Tomazzini e Leandro Batista.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024