25 NOV 2015
Festival de Teatro segue em Viamão

O Festival Viamonense de Teatro Estudantil segue com as apresentações até sábado, dia 28 de novembro. As atrações são gratuitas e abertas a toda população. O Festival está na 3ª edição e é uma promoção da Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura.

No total, serão apresentados até o fim do Festival, 19 trabalhos, nas categorias infantil e adulto. Além de Viamão, o evento reúne peças produzidas por companhias das cidades de Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Osório, Terra de Areia, Rio Grande, Canoas, Estância Velha, Rolante, Estrela, Tupandi, Porto Alegre, Alvorada e Bom Retiro do Sul.

Os espetáculos concorrem aos prêmios de melhor ator/atriz, melhor ator/atriz coadjuvante, melhor direção, melhor figurino, melhor cenário, melhor maquiagem, melhor sonoplastia, melhor espetáculo infantil, melhor espetáculo adulto, melhor espetáculo júri popular, prêmio especial da organização e prêmio especial do júri. A cerimônia de encerramento e premiação acontece no sábado, dia 28, a partir das 19h30.

Confira os espetáculos que subiram ao palco na terça-feira, dia 24:

- O espetáculo 'Excessos e Faltas', do Grupo Fala Sério – Espaço da Arte, da cidade de Tupandi, com direção de Bianca Flôres. A obra contesta os exageros e as falhas dos pais na busca pela boa educação dos filhos.

- O espetáculo '40 Segundos', do grupo O Espanto X Espaço da Arte, da cidade de Estrela, com direção de Fernando Tepasse. A peça quer sensibilizar a plateia para um dos mais graves problemas da infância e adolescência, o bullyng.

- O espetáculo 'Como Se Joga Esse Jogo', do grupo TUDOJUNTO – Espaço da Arte, da cidade de Estrela, com direção de Fernando Tepasse. A peça aborda a temática do primeiro beijo. A obra mostra de uma forma divertida um pouco do universo pré-adolescente.

- O espetáculo 'O Aniversário', do grupo Ai que Tudo da E.M.E.F João Paulo da Silva, da cidade de Canoas, com direção de William Molina. Neste espetáculo, acompanhamos a jornada da família do interior para a cidade grande, até o reencontro com seus familiares numa festa de 15 anos,

- O espetáculo 'Noite Neon', do grupo Alma Ópera Rock, da cidade de Porto Alegre, com direção de Lucas de Melo e Maíra Prates. Um bar perdido na noite porto-alegrense no início dos anos 90, em meio a tantas histórias e tantos problemas sociais. A peça propões uma reflexão sobre nossas ações e repensar nossos relacionamentos com o próximo.

Confira os espetáculos de quarta-feira, dia 25:

- O espetáculo 'A comédia da esposa muda', da Escola Professor Gentil Viegas Cardoso, de Alvorada, com direção de Marino José Ortiz. A comédia é uma crítica ao homem machista, na figura do marido que deseja que sua esposa fale somente o que ele quer ouvir, e, o charlatanismo, na figura de um doutor.

- O espetáculo 'A Mensagem', do grupo convidado Flic Flac – Espaço da Arte, da cidade de Bom Retiro do Sul, com direção de Bianca Flores. A Mensagem conta a história de Júlia, uma adolescente que recebe a visita de anjos, que anunciam que o seu tempo na terra está acabando e que precisa cumprir uma última missão: dizer a sua família que os ama.

- O espetáculo 'Meu Tesouro', do grupo CESMAR – Centro Social Marista, da cidade de Porto Alegre, com direção de Silvana Maciel e Silvia Maciel. Após acharem um mapa do tesouro, três meninas resolvem partir e se aventurar em busca de muito ouro. O que elas não contavam é que iriam se deparar com personagens mitológicos.

- O espetáculo 'Um reino Estranho', do grupo Cia Teatral Tô Pensando/Mais Educação Colégio Setembrina, de Viamão, com direção de Matheus Fonseca. A peça fala do Reino das Flores, onde moram felizes um Rei e sua filha. Porém, quando chega a cunhada do rei, a Jezebel, tudo fica mais sombrio.

- O espetáculo 'Eu sonho, Tu amas, Eles cantam... E Nós: Dançamos', com o grupo teatral da Oficina da Cultura, da cidade de Osório, com direção de Jéferson Neves Hertzog. O espetáculo fala, através de uma linguagem descontraída, sobre o universo adolescente, onde jovens tem que passar por cima de seus anseios, inseguranças e amores. Eles se unem em um objetivo maior, que é concorrer com o coral da escola numa competição nacional.

Espetáculo 'Excessos e Faltas'

Espetáculo '40 Segundos'

Espetáculo 'Como Se Joga Esse Jogo'

Espetáculo 'O Aniversário'