23 NOV 2015
Viamão realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura
A 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no sábado, dia 21, no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, foi um sucesso. O evento reuniu integrantes de vários segmentos culturais da cidade, que discutiram políticas públicas para o setor.
Na abertura oficial, o secretário municipal de Cultura (SMC), Joel Cavalheiro ressaltou que a SMC vem procurando se aproximar dos diferentes segmentos culturais. “O nosso objetivo é atrair o maior número de pessoas para esse debate. Esse é um dia importante, em que todos poderão propor estratégias para o desenvolvimento cultural de Viamão”.
Em sua fala, o vice-prefeito, André Pacheco, destacou que a conferência é um espaço de participação e de diálogo. “Espero que a partir desta Conferência saiam propostas que possibilitem o crescimento da cultura em nossa cidade, de forma que ela possa abranger mais pessoas e contemple todas as formas de expressão artística”.
O evento reuniu centenas de pessoas, entre elas, artistas; escritores; artesãos; integrantes de vários movimentos culturais; agentes e produtores culturais; representantes de grupos, de entidades culturais e de movimentos relacionados à promoção da cultura; além de cidadãos interessados no tema. A Conferência contou ainda com apresentações artísticas, palestras, homenagem e eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura (Gestão 2015-2017).

Prefeito Bonatto assina decreto que regulamenta fundo de incentivo à cultura
Um dos pontos altos do evento, foi a assinatura, pelo prefeito Valdir Bonatto, do Decreto que regulamenta a Lei 4.179/2013, que cria o Fundo de Gestão do Sistema Municipal de Cultura de Viamão. O prefeito ressaltou que, com a regulamentação da lei, o município passa a contar com um mecanismo de incentivo à arte, já que o Fundo de Cultura é responsável por fomentar a economia da cultura. “Com o Fundo de Cultura, a Prefeitura cria oportunidades de fortalecimento da nossa cultura e da valorização dos nossos artistas. A construção desta legislação é luta de muitos que estão aqui hoje, e a nossa gestão teve a determinação de regulamentar e tirá-la do papel”, disse Bonatto.

Programação
A Conferência abordou a lei nº 4.179, de 2013, que criou o Fundo de Gestão do Sistema Municipal de Cultura de Viamão. Para falar sobre esse tema, os organizadores convidaram algumas autoridades, entre elas, o secretário adjunto da secretaria de cultura de Porto Alegre, Vinícius Cáurio; representante da secretaria estadual de Cultura e também representante do Instituto Gaúcho e Tradições e Folclore, Ivo Ladislau Janicsek; e a diretora-presidente da Fundação Municipal de Arte e cultura de Gravataí, Fernanda Fraga.
Os participantes foram divididos em grupos por segmentos culturais (artes cênicas, música, cultura tradicionalista, literatura, artesanato, artes plásticas, dança, entre outros), e na sequência apresentaram propostas de desenvolvimento para cada setor.
A Conferência contou com uma vasta programação artística: Dança Açoriana com o Grupo "Ilhas de Encanto", do Instituto Isabel de Espanha; apresentações musicais com o cantor Igor Deóz e o grupo Rosa Franco e os Homens de Boa Vontade; apresentação de Grupos de Capoeira; e apresentação de Dança Folclórica com o Grupo Arte Nativa.
Durante o evento, ocorreu também um momento de homenagem ao artista plástico Itamor Rodrigues. Gaúcho, morador de Viamão, Itamor foi o artista escolhido pelo Inter para esculpir a estátua de Fernandão em bronze. Itamor também foi responsável por esculpir o busto de Leonel de Moura Brizola, inaugurado recentemente no aniversário de 105 anos da Escola Técnica de Agricultura (ETA).
Solenidade de abertura

Apresentação com o grupo Rosa Franco e os Homens de Boa Vontade

Apresentação musical com o cantor Igor Deóz

Dança Açoriana com o Grupo "Ilhas de Encanto", do Instituto Isabel de Espanha

Apresentação de Dança Folclórica com o Grupo Arte Nativa

Apresentação de Grupos de Capoeira

Novos membros do Conselho Municipal de Cultura (Gestão 2015-2017)

Palestra com a diretora-presidente da Fundação Municipal de Arte e cultura de Gravataí, Fernanda Fraga.

Secretário adjunto da secretaria de cultura de Porto Alegre, Vinícius Cáurio; prefeito Valdir Bonatto; e secretário de Cultura, Joel Cavalheiro
Palestra com o representante do Instituto Gaúcho e Tradições e Folclore, Ivo Ladislau Janicsek

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024