Com o tema Mãe África: berço da humanidade, matriz das religiões. Viamão, cultura de valorização da diversidade, foi aberta, na manhã desta segunda-feira, dia 16, a 18ª Semana da Consciência Negra de Viamão. A programação da Semana segue até sábado, dia 21. A cerimônia oficial aconteceu no Centro Municipal de Cultura e Esporte. A secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro, disse que a cultura negra é muito importante. Não podemos esquecer as nossas raízes. É muito importante que valorizemos a nossa origem, a religião e a dança africana.
O vice-prefeito, André Pacheco, falou que será uma semana de divulgação, uma semana de conscientização. O homem é um só, independente de cultura e religião. Temos que refletir para que possamos minimizar as diferenças, sugere. Washington Rocha, representando a religião africana, lembra que 20 de novembro foi o dia que morreu o quilombola Zumbi dos Palmares, líder do movimento de libertação dos escravos. É uma semana para comemorarmos. A história do Brasil não é feita só por brancos. Temos que valorizar a inserção da cultura afro nas escolas, complementa.
A Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social/Departamento de Cidadania e Direitos Humanos, com a colaboração das Políticas Públicas Integradas (secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Esporte e Lazer). As atividade foram discutidas pela Comissão Especial da Semana da Consciência Negra, que contou com integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Viamão; Associação Africanista e Umbandista de Viamão; Associação Beneficente de Religião Afro-brasileira Casa de Ketu; Movimento Negro Organizado; Grupo de Dança Brazil Estrangeiro; Fórum da Segurança Alimentar do Povo Negro e Comunidade Tradicional/FORMA. O evento conta também com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Promotores em Saúde da População Negra e Quilombo Peixoto dos Botinhas.
Confira a programação completa:
Segunda-feira dia 16/11
- Palestra do Fórum da Segurança Alimentar do Povo Negro e Comunidade Tradicional, com Vera Soares, no Centro Municipal de Cultura e Esporte, a partir das 14h.
Terça-feira dia 17/11
- Oficina de Bonecas Abayomi, a partir das 9h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Calçadão Tapir Rocha, s/nº).
- Boteco do Samba (apresentação musical samba de raiz), no Calçadão Tapir Rocha, a partir das 10h.
- Palestra: Cultura Gastronômica Africana, da história aos dias atuais, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Calçadão Tapir Rocha, s/nº), a partir das 14h.
Quarta-feira dia 18/11
- Boteco do Samba (apresentação musical samba de raiz), no Calçadão Tapir Rocha, a partir das 10h.
- Audiência Publica Proposta de alteração da lei 3357/2005 - Institui a Semana Municipal da Consciência Negra e de ação anti racismo no município de Viamão".Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 14h.
- Palestra sobre a importância dos Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha e show de dança Lanceiros Negros do CTG Pealo da Estância, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Calçadão Tapir Rocha, s/nº), a partir das 16h.
Quinta-feira dia 19/11
- Boteco do Samba (apresentação musical samba de raiz), no Calçadão Tapir Rocha, a partir das 10h.
- Palestra do Projeto: Namoradeiras na Janela: mulheres que cuidam e se cuidam sobre saúde da população negra; oficina de turbantes; apresentação de vídeos da saúde; roda de conversa; apresentação de trabalho de conclusão (vídeo): Anemia Falciforme. Local: auditório do Centro Profissional Walter Graf (Rua Mal. Deodoro, 220 - Centro, Viamão), a partir das 14h.
Sexta-feira dia 20/11
- Boteco do Samba (apresentação musical samba de raiz), no Calçadão Tapir Rocha, a partir das 10h.
- Unidade de Saúde no Calçadão Tapir Rocha, a partir das 10h, com serviço odontológico e atendimento específico para a população quilombola.
- Sessão Solene: palestra Zumbi dos Palmares, com o ativista do movimento Negro 'Pernambuco', na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 14h.
- Participação da Marcha Zumbi do Palmares, em Porto Alegre, às 16h.
Sábado dia 21/11
- Encerramento da Semana da Consciência Negra, na Praça da Santa Isabel, a partir das 14h, com Oficina e Roda de Capoeira, Bancas de produtos Afro; Atrações musicais e culturais: Tambor Falante e Brazil Estrangeiro.