O Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo (SMDEICT) participou do 1º Workshop de Turismo Rural, promovido pelo Instituto Viamontes e Sindicato Rural, em parceria com o Senar/RS, realizado na tarde desta quarta-feira, dia 11, na Sala Ipê do Vila Ventura. O evento reuniu cerca de 40 pessoas, entre produtores rurais, agências de turismo, Prefeitura de Viamão, Instituto Federal do Rio Grande do Sul e PUCRS, interessadas em dar continuidade à Rota das Especiarias. Três empreendedores dos Caminhos Rurais de Porto Alegre também estiveram presentes para falar de suas experiências.
O idealizador da Rota das Especiarias e anfitrião do evento, Samuel da Silveira, destacou o potencial natural de Viamão. Viajo por todo Brasil e Viamão não perde em belezas naturais para nenhuma cidade turística do país. Este encontro é para conhecermos o potencial de cada produtor e nos unirmos para trocarmos experiências e reativarmos a Rota das Especiarias. Temos tudo em Viamão, explica Silveira.
O consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), Erich Ramm, apresentou o trabalho que pode ser desenvolvido gratuitamente através do Sindicato Rural. Ramm fala que a consultoria tem a finalidade de potencializar a visão do produtor para trabalhar com o serviço de turismo. O objetivo é fazer que todos os produtores conheçam a propriedade um dos outros e sejam preparados para receber. O turista sente o valor que atribuímos ao que é nosso.
Depois, cada produtor apresentou rapidamente sua propriedade e sua proposta inicial para agregar à Rota das Especiarias. Produtores de queijos, iogurtes, bolachas, vinhos, conhaque, espumante, geleias, doces, cervejas, artesanato, além de proprietários de sítios de lazer, pousadas e antirrestaurantes, contaram que tinham o mesmo sonho, de fazerem das suas propriedades o seu negócio.
O turismólogo do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Anderson Goulart, disse que a Prefeitura tem total interesse em potencializar o turismo. Viamão é um município que faz limite com a Capital do Estado, possui a maior área territorial da Região Metropolitana de Porto Alegre, onde 80% desta área está localizada na região rural. O desenvolvimento do turismo rural sustentável corresponde ao desenvolvimento dos pequenos empreendimentos, uma vez que seus produtos estarão ao alcance dos vistantes tão logo os roteiros estejam estabelecidos, fazendo assim com que Viamão torne-se um destino consagrado para o Turismo Rural. Consequentemente, teremos uma integração entre estes produtores com a consolidação dos roteiros propostos.
Ao final do encontro, os produtores interessados em compor a Rota deixaram seus contatos para o representante do Senar/RS.