No domingo (1º), no Centro de Treinamento do Grêmio, em Eldorado do Sul, ocorreu a etapa regional do Projeto Bom de Bola. As equipes masculina e feminina da Escola Municipal Luciana de Abreu, da Vila Augusta, representaram Viamão nesta etapa da competição - que contou também com representantes das cidades das regiões Metropolitana, Litoral e Carbonífera.
O Bom de Bola é um projeto escolar de futebol de campo que promove a cultura de paz e a educação em tempo livre de milhares de crianças e jovens no Sul do Brasil. Em cada estado ou cidade, o projeto é realizado de acordo com as definições estabelecidas juntos às secretarias de educação, esporte e cultura e demais parceiros.
O coordenador do Setor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SME), Ricardo Medeiros, acompanhou os jogos e parabenizou a participação dos atletas da Escola Luciana de Abreu. Apesar das equipes não terem se classificado para a final, a participação da Escola foi positiva. A Prefeitura de Viamão, através da SME, vem buscando envolver os estudantes em ações esportivas, pois entendemos que o esporte é essencial na construção da cidadania das crianças e dos jovens, ressaltou Ricardo.
Os campeões de cada Regional garantem vagas para a grande final, que acontecerá no dia 13 de novembro, em Santa Maria. Ricardo explica que a equipe feminina de Viamão chegou muito perto de conquistar a vaga - as meninas viamonenses foram vice-campeãs. Na fase de grupos Viamão venceu as cidades de Arroio dos Ratos e Canoas, com placares de 5 x 0 e 2 x 0, respectivamente, e perdeu para Campo Bom por 1 x 0. Na semifinal, a equipe viamonense venceu nos pênaltis a cidade de Dois Irmãos por 2 x 0 (o jogo terminou empatado no tempo normal, com um placar de 0 x 0). E na final, infelizmente, as meninas perderam a vaga para o Centro de Educação Integrada, de Campo Bom, que venceu nos pênaltis por 5 x 4. No masculino, o Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, ficou com o primeiro lugar.