As escolas municipais Felisberto da Costa Nunes, Santa Isabel, Cisne Branco, Jardim Outeiral, Jerônimo Porto, Presidente Getúlio Vargas, Frei Pacífico e São Jorge aceitaram o convite da Secretaria Municipal de Educação (SME) para começar a desenvolver um projeto inovador no próximo ano letivo. O encontro realizado na manhã desta quinta-feira (29), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi decisivo para o planejamento das ações do ano de 2016.
A secretária de Educação, Marcia Culau, abriu a reunião e lembrou o último encontro, realizado dia 16 de setembro, o qual teve a participação de integrantes do Global Education Leader's Program (GELP) Mundial, do Laboratório de Inovação Educacional (Labi), Fundação Telefônica e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Ifrs), onde todas as escolas foram desafiadas a inovar e disseminar a tecnologia com o engajamento de todos os professores, alunos, pais e comunidade escolar. Agora estamos abertos a ouvir as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas em todas as escolas. Viamão é a terra de oportunidades e a Educação abraça todas elas, destaca.
As escolas fizeram o tema de casa, conversando com suas equipes docentes e Conselhos de Pais e Mestres. Todas elas já haviam sido selecionadas por desenvolver um trabalho diferenciado, que é reconhecido pela comunidade escolar. Cada uma propôs potencializar o projeto que dá referência à escola, disseminando-o em todas as turmas, desde os anos iniciais até as séries finais, agregando também a isso o uso de tablets e de outras tecnologias.
Todas as escolas estão de parabéns! Abraçaram a ideia e trouxeram os projetos que agregam os seus diferenciais. Os diretores agora irão estruturar melhor os seus projetos, acrescentando os recursos básicos necessários para o seu início. Em dezembro o GELP Mundial irá prestar uma nova assessoria direcionando o planejamento das propostas pedagógicas de cada escola, encerra Marcia.
Ficou acordado que cada instituição de ensino montará e entregará o seu projeto por escrito, discriminando todos os materiais necessários para dar início à nova proposta pedagógica.