Após mais de cinco meses paradas, as três máquinas compradas pela Prefeitura de Viamão, com recursos de Emenda Parlamentar, poderão finalmente ser utilizadas nas estradas rurais do município. Os técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF) estarão no Calçadão Tapir Rocha na tarde desta sexta-feira, dia 11, para efetuar a vistoria necessária para a liberação da retroescavadeira, patrola e caminhão, recebidos no mês de março, mas que ainda não estavam em operação devido a falta de repasse do Governo Federal para o pagamento da aquisição dos equipamentos.
Os veículos foram adquiridos utilizando recursos de Emenda Parlamentar do deputado federal Ronaldo Zulke (PT), por intermédio do vereador Ederson Dédo Machado (PT), e garantida em dezembro de 2013, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com a retirada de Viamão do Cadin, feita pela atual gestão em 2013, o município pode se habilitar a receber recursos de Emendas Parlamentares e esta, no valor de R$ 1 milhão, é a maior já recebida até então.
Diante da urgência em fazer uso das máquinas, a Prefeitura solicitou autorização da Caixa Econômica Federal para quitar o débito utilizando recurso livre da Prefeitura, visando a vistoria das máquinas e a liberação do uso. Porém, isso foi negado devido a condição do crédito do recurso na conta vinculada ao contrato de repasse.
A crise econômica pela qual o Brasil passa, nos forçou a tomar esta atitude. No momento em que o Governo Federal anunciou a liberação de recursos, colocamos as máquinas na praça e tornamos pública a situação. Imediatamente todos os envolvidos no processo, prefeitura, deputados e vereadores, se uniram à causa e não pouparam esforços em contatar o MDA e resolver este impasse. Felizmente, para o bem da população de Viamão, tudo está sendo resolvido e as máquinas vão auxiliar, e muito, a fazermos a manutenção de nossas estradas rurais, dando melhores condições de escoamento da produção agrícola, disse o prefeito Bonatto.