Com o tema Quem tem o coração quente não deixa ninguém passar frio, a Campanha do Agasalho 2015 de Viamão encerrou na última segunda-feira, dia 8. Durante três meses a comunidade viamonense colocou em prática seu espírito solidário e colaborou com a Campanha, que ocorre anualmente nos meses que antecedem a estação do inverno.
A ação é uma iniciativa das Políticas Públicas Integradas, coordenada pelo Departamento de Direitos Humanos, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS). A secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, apresentou o balanço da Campanha: "As doações superaram todas as expectativas. Devido a cooperação dos viamonenses, foram arrecadadas cerca de 80 mil peças, entre roupas, calçados, colchões e cobertores. Sendo que já foram doados aproximadamente 50 mil dos itens arrecadados".
Conforme Belamar, a Campanha sensibilizou e mobilizou empresas, secretarias municipais, brigada militar, escolas, comércio, unidades de saúde, igrejas e muitas pessoas que contribuíram para tornar mais quente e acolhedor o inverno das famílias em situação de vulnerabilidade do município. Em 2015, foram mais de 250 pontos de recolhimento que espalhamos pelo município para facilitar o acesso das pessoas que quiseram doar. Os itens doados beneficiaram pessoas carentes que são encaminhadas diariamente para a Fábrica da Cidadania, através dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras)". Belamar ressaltou ainda que a Campanha percorreu vários bairros da cidade, distribuindo agasalhos para moradores mais carentes e para os povos tradicionais das aldeias indígenas e dos Quilombos.
Apesar do encerramento formal da campanha, é importante ressaltar que as arrecadações e a distribuição acontecem durante o ano todo. Quem quiser ainda pode fazer as suas doações. Os interessados podem procurar o Departamento de Direitos Humanos, na Secretaria de Assistência Social, na rua Dois de Novembro, Nº 49, Centro. Informações pelos telefones (51) 3485-6149 ou (51) 3485-8340.