Neste ano, os Desfiles Cívicos das escolas vieram com a proposta de pertencimento e valorização do nosso município com o tema Somos todos Viamão. Viamão é meu chão, bem como tema nacional Meu jeito de ser Brasileiro e o estadual Rendição em Uruguaiana. Os desfiles que aconteceram no sábado e na segunda-feira, em Itapuã e na Santa Isabel, respectivamente, exaltaram as belezas naturais de Viamão, os seus pontos turísticos, além de mostrar a comunidade os projetos e programas desenvolvidos nas escolas durante o ano letivo.
Na Vila de Itapuã, desfilaram 18 escolas e entidades. Apesar do tempo não favorecer, o público compareceu e prestigiou as belíssimas apresentações das crianças. A secretária de Educação, Márcia Culau, ressaltou que os alunos e professores evidenciaram as propostas pedagógicas desenvolvidas nas escolas durante todo o ano. As escolas esperam por este momento para mostrar a toda a comunidade, o trabalho desenvolvido, de acordo com a sua proposta pedagógica.
Um destes projetos que foi destaque em Itapuã foi o desenvolvido pela EMEF Felisberto Nunes da Costa, que presenteou as autoridades com mimos feitos a partir da bananeira. Doces, reaproveitamento da casca, artesanato, culinária, tudo utilizando a banana e sua folha. Outra escola que interagiu com o publico e distribuiu arroz de leite foi a EMEF Jerônimo Porto. Eles homenagearam a cultura açoriana, os produtores rurais e os pontos históricos.
O prefeito, Valdir Bonatto, ressaltou que, neste ano, a Semana da Pátria está sendo um momento para reflexão. Estamos vivenciando uma crise econômica, mas só iremos avançar e crescer com o conhecimento e com a educação, com trabalho e com cultura. Temos certeza que venceremos todas as dificuldades porque acreditamos no potencial da cidade, no potencial das pessoas. Estamos semeando a esperança e é esta esperança que nos levará para o futuro, expressa.
Santa Isabel
Cerca de 10 mil pessoas acompanharam o Desfile Cívico na Santa Isabel. Desfilaram pela avenida 26 escolas e entidades. Escoteiros, clube de mães, desbravadores, bandas e escolas encantaram o público. Na avenida Liberdade estavam representadas lendas, fadas, personagens da história, piratas, super-heróis, pontos históricos e turísticos de Viamão. As performances e evoluções das bandas marciais e de fanfarra tomaram a atenção dos presentes. Um destaque especial para a EMEF Alberto Pasqualini, que completou em 2014 51 anos de atividades junto à comunidade. A escola homenageou o município e convidou os presentes a cantarem parabéns para Viamão. Uma chuva de papel picado e balões enfeitaram a avenida e abrilhantaram a apresentação da escola.
O desfile foi encerrado pela EMEF Vinte de Setembro e sua banda musical, composta por 60 alunos. Sua indumentária presta uma homenagem aos heróis da Revolução Farroupilha e traz consigo um grupo coreográfico. Uma das maiores escolas do município, localizada na região Cecília, atende a 1.360 alunos. Os pelotões exaltaram os projetos desenvolvidos na escola e o amor pelos esportes, onde os alunos levaram para avenida os seus esportes preferidos, como bicicleta, skate, artes marciais e futebol.
Ao final, toda equipe da Secretaria de Educação, que trabalhou no evento, juntamente com a Vigilância Municipal, encerrou o Desfile Cívico. O prefeito, que passou a maior parte do evento no meio da avenida Liberdade, recebendo as escolas, ao lado da secretária de Educação também se juntou ao pelotão.
Estiveram no Palanque Oficial, acompanhando o desfile, o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, o secretario de Planejamento Urbano e Habitação, Adroaldo Luvizeto, o Secretario da Cultura, Joel Cavalheiro, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro, o secretário de Esporte, Sílvio Barbosa, os vereadores José Lima e Carlos Bennech, entre outras autoridades.
Águas Claras e Centro
No próximo sábado, dia 12, a partir das 14h30, o Desfile Cívico acontecerá na comunidade de Águas Claras, na ERS 040, nas proximidades da EMEF Apolinário Alves dos Santos. E na segunda-feira, data em que o município completa 274 anos, o Desfile Cívico será realizado no Centro, a partir das 13h30.