A Prefeitura de Viamão, através da Coordenadoria Municipal da Juventude realizou, no último sábado, dia 05, a 2ª Conferência Municipal de Política Pública da Juventude. O evento foi realizado no Centro Municipal de Cultura e Esporte e contou com a presença de centenas de jovens que representaram os povos tradicionais (Quilombolas e Indígenas), os movimentos sociais, escolas, partidos políticos e governo municipal.
O evento contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco; dos secretários municipais de Cultura, de Esporte e Lazer e de Cidadania e Assistência Social, Joel Cavalheiro, Sílvio Barbosa e Belamar Pinheiro; e da representante da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Eliana Formoso.
O coordenador de Juventude de Viamão, Renato Quintana, falou sobre o evento. O processo reuniu centenas de jovens que discutiram os rumos e o futuro das políticas públicas para a juventude em Viamão. Quero agradecer a esses jovens guerreiros que demonstraram vontade de consolidar uma politica de juventude cada vez mais forte no nosso município. Obrigado a todos pelo excelente evento, destacou.
Durante a Conferência, foram discutidos quatro eixos temáticos que incluíram: Direito à Saúde; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; e Direito à Diversidade e à Igualdade e Direito a Cultura e Esporte. A 2ª Conferência Municipal de Política Pública da Juventude elegeu as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, que acontecerá durante os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.
Atividades
Durante a Conferência, os participantes puderam conferir uma exposição de Capoeira com o grupo da Associação Viamonense dos Capoeiristas ; uma linda apresentação de Abertura do Grupo Hip-Hop NL Dance Crews do Novo Lar; e oficinas de grafitagem e Slackline. O encontro contou também com uma palestra do professor de História e servidor do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Carlos Robério Garay Corrêa, que falou sobre sobre o tema geral da Conferência As várias formas de mudar o Rio Grande do Sul e o Brasil: Protagonismo e Garantia de Direitos.