Nesta quinta-feira, dia 03, no auditório do Ministério Público, ocorre o segundo encontro do projeto Oficinas de Preparação para a Adoção, onde serão discutidos os aspectos jurídicos. O projeto, que é promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), já está na 7ª edição. As oficinas não têm caráter avaliativo, porém a partir da Lei Nº 12.010 de 2009, tornaram-se uma etapa obrigatória do processo. A atividade conta com a participação de cerca de 40 pessoas que estão se habilitando à adoção.
Além de discutir temas relacionados à adoção, os encontros tem como objetivo estimular a adoção de crianças com mais idade - adoção tardia; adoção inter-raciais; adoção de grupos de irmãos; ou ainda adoção de crianças com necessidade de cuidados especiais na área da saúde.
Ao todo, serão seis encontros, que seguem até o dia 24 de setembro, sempre às quintas-feiras. Além de depoimentos de casais que adotaram crianças, a programação conta com um encontro recreativo com crianças e adolescentes que estão nos acolhimentos institucionais aguardando pela adoção e que tem chances remotas ou inexistentes de serem adotadas.
Primeiro encontro do projeto Oficinas de Preparação para a Adoção, realizado no dia 27 de agosto.