Está dando resultado a atitude da Prefeitura Municipal de Viamão, que colocou no Calçadão Tapir Rocha as duas máquinas e o caminhão que estão parados desde março, aguardando o repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para pagamento dos equipamentos. Nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, o prefeito Valdir Bonatto recebeu comunicado da Caixa Econômica Federal, que autorizou o andamento da execução do contrato. Isso significa que o pagamento pode estar próximo, e, finalmente, as máquinas poderão ser liberadas para uso nas estradas rurais de Viamão.
Mas o prefeito mantém a cautela: Só vamos retirar as máquinas da praça quando houver o efetivo pagamento, vistoria e liberação para uso. Mas, já vemos o resultado de nossa ação, com esta comunicação da Caixa. Estamos atentos, enviamos a atualização dos documentos necessários e, em contato permanente com Brasília para garantir esses recursos. Esperamos que o Governo Federal faça sua parte, disse Bonatto.
SAIBA MAIS
Em março deste ano, a Prefeitura de Viamão entregou à comunidade 36 veículos novos adquiridos através de convênios, recursos próprios e emendas parlamentares. Destes, três veículos que estavam destinados a atender especificamente as estradas da zona rural, ainda aguardam liberação do recurso para quitar a compra. São uma retroescavadeira, uma patrola e um caminhão caçamba. Os veículos foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Ronaldo Zulke (PT), garantida em dezembro de 2013, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O contrato de repasse foi celebrado através da Caixa Econômica Federal, mas, no entanto, até o momento não houve o depósito do valor do recurso de R$ 1 milhão na conta, por parte do governo federal.
Diante da urgência em fazer uso das máquinas, a Prefeitura solicitou autorização da Caixa Econômica Federal para quitar o débito utilizando recurso livre da Prefeitura, visando a vistoria das máquinas e a liberação do uso. Porém, isso foi negado devido a condição do crédito do recurso na conta vinculada ao contrato de repasse.