Dirigentes e técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), acompanhados do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, e do prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, conheceram nesta terça-feira (25) a área onde serão instalados Centro da Juventude, unidade da Fase e núcleo de policiamento comunitário. O local, na parada 36 da ERS 040, já conta com uma Unidade de Pronto Atendimento de Saúde (UPA), que em breve será inaugurada, e outros serviços municipais.
Os novos projetos a serem implementados em Viamão integram o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), com financiamento do BID, no qual Bonatto assinou o protocolo de intenções no dia anterior (24/08), em cerimônia no Palácio Piratini. O POD é voltado à redução da violência entre jovens de 15 a 24 anos.
O Centro da Juventude será construído em uma área com frente para a ERS-040 e deverá atender a 600 jovens. A unidade de policiamento comunitário será instalada no prédio da antiga escola Ana Jobim e a unidade da Fase, no terreno aos fundos da escola. Conforme o chefe da missão do BID, Dino Caprirolo, os centros devem oportunizar atividades de esporte, cultura, lazer, educação e de capacitação laboral. O programa busca como resultados a redução nos índices de violência juvenil, especialmente no que se refere a homicídios e roubos.