Na próxima quinta-feira, 27 de agosto, das 17 às 19h, acontece a abertura da sétima edição do Projeto Oficinas de Preparação para Adoção, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS). A atividade ocorre no Auditório do Ministério Público, localizado na Av. Bento Gonçalves, no Centro. As oficinas não tem caráter avaliativo, porém é necessário fazer um curso de preparação psicossocial e jurídica para a adoção - etapa obrigatória do processo de habilitação para a adoção.
A psicóloga da SMCAS e também coordenadora do projeto, Viviane Dias, explica que ao todo serão seis oficinas, onde serão discutidos temas relacionados à adoção, aspectos jurídicos, além de conhecer a realidade das crianças e adolescentes que estão nos acolhimentos institucionais (abrigo e casas lares do município). "Outro objetivo, é dar visibilidade às crianças com mais idade no perfil estabelecido no cadastro nacional - adoção tardia, além da adoção inter-raciais, grupos de irmãos ou adoção de crianças com necessidade de cuidados especiais na área da saúde".
A secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, destaca que adotar é um ato de coragem e muito amor. "Um amor incondicional, sem preconceito, e com total responsabilidade por aquele novo ser que entra na família, e passa a fazer parte dela".