30 JUL 2015
Peças de roupas são encontradas em foco de lixo irregular perto do Autódromo

Através do Setor do Fala Cidadão, a Prefeitura de Viamão, recebeu uma denúncia que foram encontradas centenas de peças de roupas e calçados, que foram jogados em um foco de lixo, que fica próximo ao Autódromo Tarumã. Tudo indica que as peças foram colocadas no local no dia 29 de julho. Imediatamente, o Departamento de Direitos Humanos foi avisado – setor que está ligado à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e responsável pela Campanha do Agasalho no município.

De acordo com a secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, o descarte irregular poderia ter sido evitado, caso os responsáveis tivessem procurado a Secretaria. “As roupas jogadas fora não saíram de nenhum órgão da Administração Municipal. A nossa Campanha do Agasalho arrecada e distribui durante o ano inteiro. Somente nesse ano, cerca de 35 mil itens já foram recolhidos e mais de 20 mil peças já foram distribuídas às famílias carentes do município”, explica Belamar.

A Secretária foi pessoalmente até o local verificar o estado das roupas. Durante a tarde, a Prefeitura limpou toda a área e os profissionais da SMCAS vão avaliar as condições das roupas que estavam misturadas com outros materiais.

A secretária valoriza a participação dos viamonenses que trazem credibilidade à Campanha do Agasalho realizada na cidade, e acredita que os itens descartados de forma irregular vieram de uma outra localidade. “Os nossos funcionários levam muito a sério a Campanha do Agasalho. Os agasalhos doados são encaminhados para a Fábrica da Cidadania, localizada na parada 36, onde são tratados com muito carinho, pois são higienizados e separados por itens, ficando à espera das entidades beneficentes ou famílias que necessitam e que são encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras)”.

Saiba como doar

Os viamonenses que desejam colaborar para amenizar o frio das pessoas carentes podem levar as suas doações aos pontos de arrecadação espalhados pela cidade. Estão disponíveis cerca de 300 pontos de coleta, entre eles, lojas, supermercados, farmácias e prédios públicos (escolas, unidades de saúde, prefeitura, etc). Quem tiver roupa para doar também pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social, na Rua 2 de Novembro – Centro, ou pelo telefone (51) 3485-6149 ou 3485-8340.

A Secretária Belamar foi pessoalmente até o local verificar o estado das roupas. Durante a tarde, a Prefeitura limpou toda a área e os profissionais da SMCAS vão avaliar as condições das roupas que estavam misturadas com outros materiais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024