23 JUL 2015
Viamão adquire equipamentos para atender usuários do Bolsa Família
A população viamonense, usuária do Programa Bolsa Família, conta agora com novos instrumentos para fazer os acompanhamentos de saúde. Na última terça-feira, dia 21, dez balanças foram entregues pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social à equipe de saúde de Viamão. As balanças foram adquiridas com recurso do Índice de Gestão Descentralizada do Município (IGD Bolsa Família). Foram entregue 05 Balanças Adulto antropométrica eletromecânica W 220 H LCD e 05 Balanças Pediátricas eletrônica Bebê Conforto.

A técnica em nutrição do Departamento de Atenção a Saúde, Andréia Reck, recebeu os equipamentos das mãos da secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro. Também participaram da entrega, a Coordenadora da Frequência Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), Maria Luisa Peixoto e a coordenadora do Cadastro Único, Roselane Silva.

A secretária Belamar explica que as balanças serão usadas para monitorar mais eficazmente o peso de gestante, mulheres que estão amamentando e crianças menores de sete anos, facilitando o cumprimento das exigências do Programa Bolsa Família. A pesagem ocorre semestralmente e é uma das condições para que o benefício do Programa não seja bloqueado.

Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Para se manter dentro do Programa Bolsa Família, as famílias devem respeitar os seguintes compromissos: fazer a atualização dos dados (recadastramento) uma vez a cada dois anos ou quando houver alteração de dados; a cada seis meses, os pais devem fazer a pesagem das crianças de 0 a 7 anos; manter a vacinação de seus filhos em dia; e manter todas as crianças e adolescentes entre seis e 17 anos devidamente matriculados em escolas, cumprindo uma frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024