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JUL
22
22 JUL 2015
Jornada Pedagógica aborda temas do dia a dia escolar
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A Secretaria Municipal de Educação e o Senac planejaram a Jornada Pedagógica 2015 com base na prática escolar. Os temas em destaque são questões do dia a dia e da atualidade. A diretora da EMEF Monteiro Lobatto, na Helenita, Fabíola Boccelli, teceu elogios à organização do evento: “A redução da carga horária das palestras deixou a Jornada mais leve. Os temas são atuais e vivenciamos isso no nosso dia a dia escolar, como a inclusão, o uso de tecnologias, e a sexualidade. Está mais focado na nossa realidade e nas necessidades do professor”, destaca.

 

 

Os professores da EMEF Luciana de Abreu, Alexandre Rocha (português), Fernando Bernardes (geografia) e Carlos Schroer (história) também gostaram. Eles consideraram as dicas muito proveitosas. “Muito interessante o painel sobre o uso de tecnologias. Nos deu uma luz de possibilidades do que poderemos fazer com os tablets que iremos receber”, explica o professor de português. A diretora da EMEF Anita Garibaldi, Maria da Gloria Lima, e a professora de ciências Stelamaris Caiati também ressaltaram a importância dos temas. “São temas difíceis de serem trabalhados na escola e estas palestras irão ajudar os professores. Também foi contemplado a interdisciplinariedade e os professores foram instigados com novas ideias. Acredito que isso já será refletido no segundo semestre de 2015”, completa a diretora.

 

 

Painéis

A Doutora em Educação, Elaine Dulac, falou sobre gênero e sexualidade enquanto questões da educação em direitos humanos. Elaine instigou os professores com diversos conceitos e pensamentos para que os professores reflitam sobre suas práticas pedagógicas individuais e coletivas, de modo a combaterem toda forma de discriminação no ambiente escolar. “As pessoas precisam dizer o que pensam para que haja possibilidade de mudanças. A reflexão desigual de gêneros fundamenta a violência.”

 

 

Já a Mestre em Educação Maria Ângela Pauperio falou sobre dois temas: juventudes contemporâneas e projetos interdisciplinares. Maria Ângela fez uma retrospectiva com os professores para que eles se relembrassem das suas adolescências, das suas inquietações e das suas energias. “Isso não mudou, só foi acrescido com as tecnologias e a formação de redes. Os professores têm que se atualizarem e ingressarem neste novo universo, relembrando de toda a sua energia quando jovem”, relata. Sobre os projetos interdisciplinares, a Mestre em Educação ressalta a importância da pesquisa instigativa como princípio da prática educativa. “Ela possibilita o desenvolvimento da curiosidade, da imaginação e d o conhecimento de outras culturas. Ou seja, levar em conta o que diz a ciência, mas também levar em conta a cultura popular, como outros saberes”, fala.

 

 

A Mestre em Educação Zuleika Costa, fez uma análise histórica e social da construção das concepções de sexualidade e gênero e trouxe o tema para dentro da educação infantil e anos iniciais. “Não podemos fingir que a sexualidade não existe, mas temos o dever de lidar com isso sem preconceito. O conceito de que se nasce homem ou mulher não existe mais, pois isso é a construção de gêneros”, assegura.

Já a professora especialista em robótica educacional, Daniela Bortolon, fez uma retrospectiva da robótica desde a idade média e sua evolução até os dias atuais e sua ferramenta como potência pedagógica. “A robótica educacional faz uma interface com outras disciplinas e desenvolve as habilidades na resolução de problemas e trabalho em grupo”, ressalta.

 

 

A Mestre em Educação, Cláudia Acosta Alves, debateu com os professores da Educação Infantil o “Ensino Fundamental de nove anos: A educação da Infância”. Ela deu orientações para a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental, ressaltando que é possível a escolarização, mas que deve existir a preocupação em preservar a essência da infância. Outro dado trazido pela palestrante foi que segundo dados do MEC, começando mais cedo, as crianças tendem a ter resultados superiores no futuro.

 

 

Educação infantil

Outra palestra dirigida aos professores da Educação Infantil foi “Infância na contemporaneidade: implicações para a Educação Infantil”, ministrada pela Doutora em Educação, Jane Felipe de Souza. A palestrante explicou que os conceitos de criança, infância, família e educação vêm sofrendo mudanças significativas ao longo dos séculos. "Nos tempos atuais, vive-se um momento de pressa, de acesso às tecnologias e à informação, e novos temas são abordados no ambiente escolar (questões étnico-raciais, de gênero, sexualidade, etc)". Diante deste cenário, Jane explicou que as escolas devem promover um amplo debate, elaborando propostas pedagógicas que levem em conta os novos temas da contemporaneidade.

A Jornada Pedagógica segue até esta quinta-feira, dia 23, quando será oferecida uma palestra de encerramento no auditório do Colégio Stella Maris, em dois turnos, para todos os professores, com o mestre em Educação Augusto Niche, que traz a possibilidade de reflexão sobre o que motiva a educar em pleno século XXI. A Secretaria Municipal de Educação entregará os tablets educacionais para serem utilizados em sala de aula, já neste segundo semestre, aos professores presentes.

 

Jornada de Educação Física

A Jornada específica para os professores de Educação Física já está na 7ª edição. O evento aconteceu no dia 22 de julho, no Ginásio Municipal, e contou com oficinas de primeiros socorros, basquete, vôlei e handebol. Para o coordenador do setor de Educação Física da SME, Ricardo Medeiros, o objetivo da jornada é ampliar o número de modalidades esportivas oferecidas nas aulas de educação física. “É fazer com que exista uma maior participação dos alunos nas modalidades que normalmente são menos trabalhadas, como por exemplo, o basquete, vôlei e o handebol. A nossa intenção é dar subsídios para que o professor se sinta seguro para trabalharem estas modalidades na escola”, destacou. O professor Rogério Perine, da Escola Municipal Anita Garibaldi, explica que o momento é de grande importância, pois aborda temas que são rotineiramente utilizados com os alunos, além de também oportunizar uma interação entre os profissionais da área.

 

 

Jornada da EJA

Os professores da Educação de Jovens e Adultos também tiveram uma jornada específica. O primeiro dia da Jornada Pedagógica EJA aconteceu no dia 21 de julho, no Centro Profissional Walter Graf, e teve a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Viamão). Os advogados Nilson Pinto da Silva (presidente da OAB/Viamão), Eric de Menezes Bennett, Leandro dos Santos Lopes, Rodimar Silva da Silva e Roberto Fonseca, ministraram uma palestra sobre “Orientações e procedimentos que devem ser adotados em casos de infração do Estatuto da Criança e Adolescente e demais leis atinentes às relações entre alunos e professores”. 

 

 

 

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