21 JUL 2015
Prefeitura emite advertência para Corsan com multa de R$ 120 mil. Executivo trabalha para preservar serviços essenciais

A Prefeitura Municipal de Viamão, frente ao desabastecimento de água anunciado pela Corsan, está trabalhando para que nenhum serviço deixe de ser prestado aos munícipes. Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento 24 Horas, Hospital de Viamão, Cras, Escolas e demais sedes administrativas da Prefeitura estão recebendo abastecimento de caminhões-pipa. Mesmo com a previsão de mais dois dias de falta de água, a expectativa é de que não seja necessário fechar nenhum desses órgãos.

Na tarde desta terça-feira, dia 21, o prefeito Valdir Bonatto enviou ofício à presidência da Corsan e ao Ministério Público, advertindo novamente a empresa, assim como fizera em dezembro de 2013, com a aplicação de multa de R$ 121.610,65, a serem utilizados pela Secretaria de Obras do Município de Viamão para atender demandas urgentes na área de saneamento básico.

Dentre outros itens, o ofício "considera que a atitude omissa da Companhia gerou danos coletivos aos cidadãos de Viamão; que a Companhia é reincidente no desabastecimento da Cidade de Viamão, a exemplo dos fatos ocorridos em dezembro do ano de 2013, momento em que lhe foi aplicada pena de advertência; que os fatos narrados na presente advertência constituem flagrante inadimplemento da prestação dos serviços de saneamento básico; que o desabastecimento decorre de falha causada pela falta de gestão e eficiência da Concessionária;"

A Prefeitura de Viamão reafirma as ações de defesa dos interesses dos cidadãos de Viamão no que diz respeito ao saneamento básico e abastecimento de água, elaborando o primeiro Plano Municipal de Saneamento Básico, que norteará os investimentos da concessionária em nosso município. Cabe salientar que o atual contrato de concessão assinado em 2012, não previa os investimentos da concessionária.

,
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024