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JUL
21
21 JUL 2015
Inicia a Jornada Pedagógica para os professores da rede municipal
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Os professores da rede municipal de ensino de Viamão iniciaram hoje, dia 21, a Jornada Pedagógica 2015. O evento está acontecendo simultaneamente no Colégio Stella Maris, no Clube dos Casados e no Centro de Educação Profissional Walter Graf. De acordo com a secretária de Educação, Márcia Culau, a Jornada permite que os professores busquem aperfeiçoar suas práticas pedagógicas na escola, através de temas que serão abordados durante o segundo semestre. “É o momento em que os professores se reúnem, trocam experiências e repensam as metodologias de ensino que orientam e qualificam o planejamento no próximo semestre”, explica a secretária.

 

Para os educadores dos anos iniciais, o encontro é no Colégio Stella Maris. Os professores da Educação Infantil se reúnem no Centro Profissional Walter Graf e os dos anos finais estão concentrados no Clube dos Casados. Antes de iniciar as palestras, os educadores foram recepcionados com uma apresentação cultural. O evento está sendo realizado em parceria com o Senac.

 

O Mestre em Educação, Francisco Dutra Santos Júnior, falou sobre a prática da educação inclusiva. Santos Júnior trabalha há 30 anos com educação inclusiva, a qual chama de cultura inclusiva. “Temos que mudar é a cultura das pessoas e vermos o outro na perspectiva dele e não na nossa. Há diferenças? Sim somos todos diferentes. Mas também há possibilidades”, destaca. O Mestre em Educação ressalta que o mais importante é existir o acolhimento, para que depois haja o sentimento de pertencimento e seja desenvolvido um trabalho.

 

A especialista em Educação, Jacqueline Aguiar, realizou uma palestra muito dinâmica sobre o uso da tecnologia na sala de aula, limites, facilidades e desafios no uso do tablet. Ela ilustrou com imagens e vídeos as suas experiências propostas em sala de aula, exercendo um fascínio pelos alunos e aumentando as suas possibilidades. “É possível termos um blog da turma, com registros das aulas, propormos trabalhos de pesquisa com saídas a campo, fazermos vídeos e entrevistas. Dá para fazer muita coisa e qualificarmos os projetos. Com certeza, nossos alunos terão experiências que guardarão para o resto das suas vidas”, fala Jacqueline.

 

Já a Doutora em Educação, Rosa Rosado, levou a construção de valores ecológicos na educação. “O ambiente escolar é um espaço de múltiplas possibilidades de aprendizagem pelas experiências que oferece aos educandos. Podemos levar a prática para dentro da sala de aula, como propor trabalhos com reaproveitamento de materiais, hortas e uma alimentação saudável”, enfatiza. Ela assegura que a construção de hortas e o cultivo de ervas aromáticas podem ser feitos mesmo sem espaço físico disponível e exemplifica com imagens de hortas suspensas.

 

Outro tema que entrou em discussão foi a mediação de conflitos na infância e na adolescência, pela Doutora Circe Marques. Circe fala que os conflitos são diários e que eles perduram desde a primeira infância até a adolescência. “As crianças de hoje não são como as de antigamente e os professores precisam estar preparados para lidar com isso.” Uma solução que tem sido bastante satisfatória, segundo Circe, é o planejamento e acertos em conjunto, como o contrato didático, onde o aluno pode escolher dentro de um cercado de possibilidades. “Os conflitos existem e não podem ser ignorados. Podemos acolher, conversar, trocar ideias e fazer com que as queixas diminuam”, encerra.

 

O tema “O jogo como recurso didático-pedagógico na sala de aula” foi abordado pela professora e Mestre em Educação, Márcia Erondina Dias de Souza da Silva. A palestrante ressaltou que o uso dos jogos e brincadeiras como um recurso pedagógico contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. “Esses recursos favorecem aspectos como resolver problemas, respeitar regras e interagir socialmente”, explicou.

 

O psicólogo com Mestrado em Ciências da Saúde, Leandro Alencastro Santos, falou sobre o tema “Abordagens afetivas e efetivas nos anos finais do Ensino Fundamental”. O psicólogo trouxe alguns aspectos que frequentemente estão presentes em sala de aula, tais como, personalidade narcisista (necessidade de admiração), bulling, hiperconectividade (excesso de conexões e de tempo que o ser humano utiliza a internet), etc. O palestrante enfatizou que alguns casos necessitam de intervenções, sendo necessário a construção de uma rede de atendimento.

 

A Jornada Pedagógica segue até o dia 23, quando será oferecida uma palestra de encerramento no auditório do Colégio Stella Maris, em dois turnos, para todos os professores, com o mestre em Educação Augusto Niche, que traz a possibilidade de reflexão sobre o que motiva a educar em pleno século XXI. Além da formação oferecida pelo Senac, cada escola já fez nesta segunda-feira um momento de debate com os seus professores para  planejarem de forma coletiva as ações até o final do ano letivo.

 

Os professores da Educação de Jovens e Adultos também terão uma jornada específica, assim como os de Educação Física. A Jornada Pedagógica EJA inicia hoje  à noite, das 18h30 às 21 horas, no Centro Profissional Walter Graf, e terá a participação da OAB, SENAC e UFRGS. Já a Jornada de Educação Física acontece amanhã, dia 22, das 8 às 17 horas, no Ginásio Municipal, com oficinas de primeiros socorros, basquete, vôlei e handebol.  

 

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