17 JUL 2015
Estado e município oficializam compromisso para construção de Centro da Juventude

O município de Viamão deu mais um passo para a construção e instalação de um Centro da Juventude objetivando a redução da violência com foco na prevenção. O prefeito, Valdir Bonatto, e o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, assinaram nesta quinta-feira (16), o protocolo de intenções para implantação do Centro da Juventude, que ocupará um prédio a ser construído em uma área próxima a antiga escola Ana Jobim, na parada 36. Estado e município criaram, também, um grupo de trabalho para dar andamento ao processo de liberação da área, construção do prédio e definição dos serviços (estaduais e municipais) que serão oferecidos aos jovens.

O Centro da Juventude que será implantado em Viamão faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visando ampliar a oferta de serviços socioeducacionais, formação profissional, esportes, promoção de valores e uma cultura de paz. São espaços públicos e comunitários, que oferecerão um conjunto de atividades de formação e inclusão social dos jovens, de acordo com os anseios e necessidades de cada comunidade. “A área do antigo Ana Jobim será transformada num núcleo de serviços articulados entre Estado e município, com saúde, educação, assistência social e empregabilidade. Estamos investindo no fortalecimento da socioeducação, pois o índice de reincidência de jovens infratores está abaixo de 30%. Já o índice de reincidência do sistema prisional é acima de 70%”, destaca Faccioli.

Bonatto ressalta que estará nomeando as pessoas que farão parte do grupo de trabalho. “O Centro da Juventude de Viamão vem ao encontro de nossos projetos de inclusão social. Agora iremos trabalhar na customização do projeto, que terá a cara de Viamão e abrangerá as demandas da população”, explica o prefeito.

Participaram também do ato de assinatura do protocolo de intenções, a secretária adjunta, Maria Elizabeth Pereira; a diretora do departamento de Justiça, Nádia Gerhard; o chefe do Escritório de Projetos, Aldo Peres; a coordenadora adjunta do Programa de Oportunidades e Direitos pela Secretaria de Segurança, delegada Isabel Trevisan; o capitão Roberto Donato, do Departamento de Ensino da Secretaria da Segurança; a secretária de Educação de Viamão, Márcia Culau; a coordenadora de políticas para as mulheres do município, Rejane Viegas; o delegado de polícia da 2ª DP de Viamão, Paulo Prado; o comandante do 18º BPM, major Marcelo Giusti; o representante da OAB/RS em Viamão, Nilson Pinto da Silva; e assessores da SJDH, SSP e prefeitura de Viamão.

Saiba mais:

– A construção de seis Centros da Juventude e três unidades da FASE no Estado faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos, que está sendo executado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Quatro unidades serão construídas em Porto Alegre e duas na Região Metropolitana. O Centro da Juventude de Viamão será o primeiro a ser construído na Região Metropolitana de Porto Alegre. O Programa prevê, ainda, capacitação profissional, policiamento comunitário e aquisição de equipamentos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024