17 JUL 2015
Viamão abraça todas as cores

Neste domingo, dia 19, a partir das 9 horas, a Praça Santa Isabel estará mais colorida. É a Parada de Luta LGBT 2015, que tem como tema "Viamão abraça todas as cores". Pela manhã haverá mateada, palestras e rodas de conversas. À tarde, a partir das 14h30, acontece a Parada propriamente dita, com shows e intervenções culturais.

O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Viamão, através das secretarias de Cultura, Saúde e Cidadania e Assistência Social, e pela ONG Desobedeça, com apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito, Brigada Militar e Vida Leve. De acordo com Roberto Seitenfus, da ONG Desobedeça, o objetivo é promover a igualdade. “Queremos levar centenas de pessoas à Praça nesta luta contra a discriminação. Queremos um país melhor, que respeite a livre expressão sexual. Não queremos direitos a mais, queremos direitos iguais.” A secretária de Cultura, Maria Rita Cardozo, está muito satisfeita em receber este evento. “Estamos todos empenhados para a realização da Parada LGBT, na luta contra a discriminação. Viamão entrará na agenda estadual das paradas de luta.” A partir das 14h30, o Grupo de Teatro da Secretaria de Cultura fará quatro intervenções cênicas, interagindo em meio ao público.

Saúde realizará trabalho preventivo

A equipe multidisciplinar do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Herbert de Souza realizará orientação e aconselhamento durante a Parada de Luta LGBT, na Praça Santa Isabel. Pela manhã, promoverá ciclos de palestras com o objetivo de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. À tarde, serão distribuídos preservativos e folderes de divulgação do trabalho de prevenção e tratamento das DSTs – doenças sexualmente transmissíveis, bem como dos locais onde é feito o teste rápido de HIV e Sífilis.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul é o Estado com maior incidência da doença no país, com cerca de 4 mil novos casos de Aids registrados em 2011. Viamão ocupa a sexta colocação no ranking entre os municípios com maior incidência de casos notificados – 61,2 para cada 100 mil habitantes. De acordo com a médica e coordenadora do programa DST/Aids em Viamão, Maria Letícia Ikeda, o diagnóstico precoce possibilita uma melhor qualidade de vida para o infectado. “Detectar a doença em seu início possibilita o tratamento imediato, aumentando a qualidade de vida desses pacientes e a interrupção da cadeia de transmissão do vírus.”
Maria Letícia explica que com apenas uma gota de sangue, através de uma picada no dedo do paciente é possível detectar doenças como HIV e sífilis. Ela ressalta que a gota de sangue é colocada num dispositivo de testagem e por meio de um reagente é possível detectar o resultado. “Esse método possibilita ao paciente, em menos de meia hora, ter acesso aos resultados e assim receber o encaminhamento necessário de acordo com cada situação”.
Hoje, cerca de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre médicos e enfermeiros, estão capacitados a fazer o teste rápido HIV/Sífilis, que já acontece em oito unidades de saúde (ver lista), além do CTA Herbert de Souza. A enfermeira e coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Michele Correa, destaca que a implantação deste teste representa um salto de qualidade na Atenção Básica. “Nosso objetivo é ampliar o acesso da população a testagem rápida. No caso do teste rápido para sífilis, entendemos que ele é fundamental para qualificação do pré-natal e redução do casos de sífilis congênita”.

Veja quais unidades de saúde já fazem o teste rápido HIV/Sífilis:

• Águas Claras (ERS 040, Km 38, parada 88);

• Augusta Marina (Av. Dário Gonçalves Molho, s/nº);

• Augusta Meneghine (Av. Teodoro Luiz de Castro, nº 950);

• Capão da Porteira (ERS 040, Km 47, parada 133);

• Esmeralda (Rua Presidente Vargas, nº 46);

• Itapuã (Rua Godolfim Saraiva, s/nº);

• Santa Isabel (Rua Pedro Luiz Grassi, nº 360);

• Vila Elza (Rua Catulino de Morais, 344);

• CTA Herbert de Souza (Rua Ângelo Silveira, nº 170, Lomba do Sabão).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024