16 JUL 2015
Convênio entre Prefeitura e SDR garantirá a trafegabilidade das vias do Assentamento

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Viamão e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) permitirá que as estradas do Assentamento Filhos de Sepé tenham condições de trafegabilidade. Na manhã desta quinta-feira, dia 16, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Carlos Remi Pacheco, esteve acompanhando a chegada das seis máquinas pesadas da Patrulha Mecanizada, juntamente com o assessor da SDR, João Alberto Rocha.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, essa ação atenderá à demanda dos produtores. “O assentamento é um grande produtor de arroz orgânico, hortaliças e frutas sem uso de agrotóxicos. São 376 famílias que dependem da safra e a trafegabilidade está bastante comprometida. O trabalho já começa amanhã, dia 17 de julho, para que consigamos, dentro do prazo de cedência (180 dias), deixar as vias em condições”, ressalta Pacheco. Com o convênio, a SDR disponibiliza 1 motoniveladora, 1 retroescavadeira, 1 cavadeira hidraulica sobre esteirtas, 1 caminhão caçamba de 14 metros cúbicos, 1 trator agrícola e 1 trator de esteira. À Prefeitura cabe disponibilizar os operadores, combustível e material para a recuperação das estradas, como saibro, aterro e bueiros.

Para o representante da Associação dos Moradores do Assentamento Filhos de Sepé, Osmar Moisés de Moura, a demanda da questão estrutural do assentamento existe desde a sua formação, há 15 anos. “Estamos felizes e otimistas em ver nossa demanda ser atendida. Isso irá facilitar o acesso, tanto para as famílias, como para o escoamento da produção.” Moura destaca que grande parte da produção das hortaliças tem entrega programada para a Cobal, através do PNAI, e as estradas necessitam estar em condições para o escoamento. “Em época de colheita , escoamos mais de 100 mil sacas de arroz orgânico, onde estão envolvidos 25 grupos de produção, o que abrange praticamente todas as vias do assentamento”, encerra o representante da Associação.O Assentamento Filhos de Sepé é o maior em extensão do Estado, são cerca de 38 km de estradas dentro da propriedade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024