15 JUL 2015
Jornada Pedagógica aborda diferentes temas, incluindo uso da tecnologia em sala de aula

A Secretaria Municipal de Educação está preparando, juntamente com o Senac, a Jornada Pedagógica de 2015, que faz parte do programa de formação continuada permanente dos professores da rede. De acordo com a secretária de Educação, Márcia Culau, a Jornada permite que os professores busquem aperfeiçoar suas práticas pedagógicas na escola, através de temas que serão abordados durante o segundo semestre. “É o momento em que os professores se reúnem, trocam experiências e repensam as metodologias de ensino que orientam e qualificam o planejamento no próximo semestre”, explica a secretária.

A Jornada Pedagógica acontece na primeira semana das férias escolares, nos dias 21, 22 e 23 de julho. Para os educadores dos anos iniciais, o encontro será no Colégio Stella Maris. Os professores da Educação Infantil se reunirão no Centro Profissional Walter Graf e os dos anos finais ficarão concentrados no Clube dos Casados. “No dia 23 será oferecida uma palestra de encerramento no auditório do Colégio Stella Maris, em dois turnos, para todos os professores, com mestre em Educação Augusto Niche, que traz a possibilidade de reflexão sobre o que motiva a educar em pleno século XXI, reconhecendo quem educamos e para quem educamos”, encerra Márcia.

Temas

Durante os três dias serão abordados os temas: A prática de uma cultura inclusiva na escola; Educação Ambiental; (In) Disciplina escolar: questão escolar ou social?; O jogo como recurso didático-pedagógico de sala de aula; Limites e Afetividade; Uso da tecnologia na sala de aula; Ensino de nove anos; Questões de Gênero na 1ª infância; Infância e Múltiplas Linguagens; Abordagens afetivas e efetivas nos anos finais do Ensino Fundamental; Gênero e sexualidade; Juventudes Contemporâneas e escola; Robótica Educacional e pesquisa na educação básica; e Projetos Interdisciplinares. “ Além da formação oferecida pelo Senac, estaremos oportunizando um momento de debate na escola, para que planejem de forma coletiva as ações até o final do ano letivo”, explica a coordenadora pedagógica, Luciane Fraga.

Os professores da Educação de Jovens e Adultos também terão uma jornada específica, assim como os de Educação Física. A Jornada Pedagógica EJA acontecerá de 21 a 23 de julho, das 18h30 às 21 horas, no Centro Profissional Walter Graf, e terá a participação da OAB, SENAC e UFRGS. Já a Jornada de Educação Física acontecerá no dia 22, das 8 às 17 horas, no Ginásio Municipal, com oficinas de primeiros socorros, basquete, vôlei e handebol.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024