13 JUL 2015
Prefeitura reforça trabalho de prevenção contra a meningite

Frente aos novos casos de meningite registrados na região metropolitana, o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, esteve reunido na tarde deste domingo na Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) com os outros prefeitos da região para compor estratégias conjuntas de prevenção. Hoje à tarde, Bonatto se juntará à comitiva de prefeitos que irão se reunir com o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, para definir os próximos passos destas ações.

De imediato, o prefeito convocou uma reunião com as secretárias de Saúde e de Educação, Sandra Sperotto e Márcia Culau, respectivamemente, para ressaltar as ações de prevenções. A diretora de Vigilância em Saúde, Carmen Pereira, esteve presente na reunião com os diretores de escolas, realizada hoje pela manhã, para orientá-los quanto às estratégias de prevenção e controle das meningites. “A prevenção é a melhor estratégia. Devemos orientar as crianças a lavar bem as mãos com água e sabão, usar o álcool gel, manter ambientes arejados e higienizados com água e sabão e, ao tossir, ou espirrar recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo. Também devemos orientar as famílias para controlar o calendário vacinal das crianças e, se a criança tiver febre, solicitar à família que não a leve à escola.”

A secretária de Educação ressaltou que a escola é referência na comunidade e, mesmo estando a uma semana das férias escolares de inverno, é necessário que os professores e os diretores possam orientar os pais quanto à prevenção. A Secretaria de Saúde disponibilizou um Informe Epidemiológico sobre a meningite para que seja colocado no mural da escola e que fique visível a todos. É preciso estar atento à febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômitos. Caso seja identificado algum destes sintomas é necessário procurar a UBS mais próxima, ou o Posto de Atendimento 24 Horas (na parada 44), ou ainda o Hospital de Viamão. A transmissão da meningite é semelhante a da gripe e acontece por meio de secreções nasais e orais.

Informe Epidemiológico

A meningite é um processo inflamatório das meninges que pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo).

O período de incubação da meningite dura em média 10 dias, podendo ocorrer variações por causa do agente etiológico. Sua transmissibilidade é variável, dependendo do tipo de agente infeccioso, diagnóstico e tratamento envolvido.

Vacina

Atualmente existem vacinas que previnem alguns tipos de meningite. As que estão disponíveis no Calendário Básico de Vacinação da Criança são:

· Vacina BCG que previne contra as formas graves de tuberculose;

· Vacina Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e H, influenza tipo b);

· Vacina Meningocócica do sorogrupo C que previne a infecção invasiva pelo meningococo tipo C.

Algumas das estratégias de prevenção e controle das meningites:

· Lavar as mãos com água e sabão;

· Evitar aglomerados humanos, principalmente se houver pessoas doentes nestes locais;

· Manter o ambiente arejado;

· Higienização dos ambientes de circulação de pessoas com água e sabão.

Alguns sintomas observados em pacientes maiores de um ano de idade:

· Febre de início abrupto;

· Náusea e vômito;

· Rigidez de nuca;

· Confusão mental;

· Torpor;

· Alteração de características do liquor (LCR- líquido cefalorraquidiano);

· Coma;

· Cefaleia;

· Prostração;

· Sonolência;

· Sinais de irritação meníngea (Kernig e Brudzinski);

· Delírios.

Em crianças menores de um ano de idade as manifestações clínicas acima descritas podem não estar presentes, assim, observa-se outras características:

· Irritabilidade ou agitação;

· Recusa alimentar;

· Presença ou não de vômitos;

· Abaulamento da fontanela;

· Choro persistente;

· Convulsões;

· Grito meníngeo (a criança grita ao ser manipulada quando ocorre a troca de fraldas).

Diferença entre Meningite Bacteriana e Meningite Viral:

A meningite viral causada normalmente por vírus da família dos Enterovírus. A meningite viral é menos agressiva que a bacteriana, com taxa de mortalidade bem mais baixa e com resolução espontânea, sem necessidade de tratamento específico, na maioria dos casos.

A meningite bacteriana é a forma mais grave. Esta meningite costuma ser causada pelas bactérias Streptococcus pneumoniae,Haemophilus Influenzae ou Neisseria Mengitidis. Outras bactérias do grupo B também podem ser a causa, mas não são tão comuns como as três primeiras citadas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024