24 JUN 2015
Viamão já tem seu 1º Plano Municipal de Educação

Elaborado em conjunto com a sociedade, o documento foi aprovado pelos vereadores na sessão desta terça-feira (23/06). Hoje, o prefeito sancionará a lei que institui o 1º Plano Municipal de Educação.

A sessão da Câmara Municipal de Vereadores esteve lotada na noite de ontem, dia 23. O motivo era o prazo máximo para votação e aprovação do Plano Municipal de Educação, que foi enviado para o Legislativo no dia 2 de junho. A construção das estratégias do Plano envolveu diferentes segmentos da sociedade, entre eles representantes de instituições de ensino público e privado. “O Plano Municipal de Educação é de todos que moram no município; portanto, todas as necessidades educacionais do cidadão devem estar presentes no Plano, o que vai muito além das possibilidades de oferta educacional direta da Prefeitura. Também não se trata do plano de uma administração da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Educação, pois atravessa mandatos de vários prefeitos e dirigentes municipais de educação”, destaca o prefeito, Valdir Bonatto.

Muito feliz com a aprovação, a secretária interina de Educação, Márcia Culau, ressalta que a constituição do Plano é um avanço para a educação no município. As estratégias definidas atendem desde a educação infantil até o ensino superior. "É um marco histórico para Viamão. Depois de muitos encontros com diversas representações da sociedade, construímos nossas estratégias para dez anos, asseguradas por metas. Umas dessas metas são a alfabetização do 1º ao 3º ano, a melhoria das notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a inserção da tecnologia em 25% das escolas municipais até o final dos 10 anos", destaca.

Municípios correm contra o tempo

Centenas de municípios brasileiros estão correndo contra o tempo, cujo prazo determinado pela lei encerra hoje. Até o início de junho, dos 497 municípios gaúchos, apenas 231 estavam com a lei sancionada. Viamão estava entre as 124 cidades que já haviam enviado o projeto de lei ao Legislativo. Os outros 142 municípios estavam ainda em processo de formulação e aprovação da lei. O Plano Estadual de Educação também foi aprovado nesta terça-feira (23/06).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024