A Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, de Águas Claras, completou 16 anos no dia 18 de junho. Fundada em 1999, a escola atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A comemoração foi na sexta-feira, 19, quando ocorreu um dia festivo com apresentação teatral, show de talentos e distribuição de bolo. O setor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SME) levou o projeto Recreando na Escola, que conta com cama elástica, pinturas, entre outras brincadeiras.
A comemoração contou com a presença da secretária da SME, Márcia Culau; e da assessora pedagógica da SME, Cleonice Sorgen. Na ocasião, a secretária Márcia agradeceu o trabalho que vem sendo realizado pelos educadores e pelos funcionários da escola. Parabéns à Escola Nossa Senhora de Fátima por mais um ano fazendo a diferença nesta comunidade.
Um pouco da história Durante as comemorações dos 16 anos, a diretora, Cintia Leal, contou um pouco sobre o surgimento da escola. Ela explicou que antes da Escola Nossa Senhora de Fátima, existia no mesmo local a Escola Municipal João XXII. A Escola funcionou de 1968 a 1998 e atendeu os filhos dos funcionários da Fazenda Santa Fé, que mais tarde foi desapropriada, tornando-se o maior assentamento de Reforma Agrária do Estado. A Escola João XXIII funcionou no local de 1968 a 1998. No final de 1998, foram assentadas pelo Governo Federal 376 famílias que vieram de várias regiões (mais de 70 municípios do Rio Grande do Sul). Uma das preocupações das famílias assentadas era oferecer educação para as crianças que vieram para o então Assentamento Filhos de Sepé. Começou uma discussão com a Secretaria de Educação de Viamão, para viabilizar uma escola no local. Chegou-se a decisão de aproveitar as estruturas do prédio que já existia na área do assentamento. Então, a Escola João XXIII foi reaberta em 8 de março de 1999, sendo que no dia 18 de junho do mesmo ano, foi rebatizada com o nome de Nossa Senhora de Fátima, conforme solicitação da comunidade escolar. Logo no primeiro ano, a escola ofereceu vagas de 1ª a 4 série e, progressivamente, as demais séries do Ensino Fundamental foram incorporadas. Atualmente, a Escola conta com cerca de 300 alunos, do Jardim ao 9º ano do Ensino Fundamental. A escola possui atualmente uma equipe composta por 14 professores e 11 funcionários. Fonte: Livro Raízes de Viamão: Memória, História e Pertencimento. |