19 JUN 2015
Prefeitura começa a instalar câmeras de videomonitoramento no centro

A Prefeitura de Viamão, em conjunto com a Secretaria Municipal de Administração (SMA), começou nesta quinta-feira, 18, a instalação das 20 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos, para reforçar a segurança do município. Os primeiros postes de sustentação, com as devidas estruturas elétricas, já foram posicionados.

As câmeras potencializam o trabalho da Brigada Militar em conjunto com os funcionários da Vigilância Municipal, que acompanham as imagens que são captados pelas câmeras em tempo real, favorecendo o maior cuidado da população. A Prefeitura instalou também 1.230 equipamentos em prédios públicos municipais, como secretarias municipais, escolas, CRAS, Unidades de Saúde, depósitos, almoxarifados, que serão somados com os equipamentos que começaram a serem instalados nessa semana.

O investimento total é de cerca de R$ 580 mil – 75% financiado pela Prefeitura de Viamão e, os outros 25% oriundos de recursos da Câmara de Vereadores. O projeto de implantação do sistema de videomonitoramento vem sendo elaborado desde 2013, com o envolvimento de diversas entidades representativas do município: OAB Viamão, CDL Viamão, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acivi) e Sindilojas.

A previsão de conclusão do trabalho de instalação dos equipamentos de videomonitoramento são para o final do mês de junho.

Equipamentos reduzem criminalidade

A experiência com o videomonitoramento em diversas cidades aponta que, nos locais cobertos por câmeras, há redução de crimes, como: furtos, depredações, roubos, danos ao patrimônio público e privado. Os pontos escolhidos são avaliados por órgãos locais de segurança. Todas as imagens captadas, são salvas e podem ser usadas pela policia, para uma provável investigação.

Saiba mais sobre o videomonitoramento no Centro

No primeiro momento, foram implantadas 20 câmeras no Centro, com uma base na Prefeitura, que terá monitoramento 24 horas, com espelhamento para a Brigada Militar. A tecnologia deve ser de última geração, com câmeras com ângulos de visão em 180o e 360o.

Confira os locais:

? Avenida Bento Gonçalves, esquina Capitão Emílio Nunes;

? Avenida Américo Vespúcio Cabral, esquina ERS 040;

? Rua Alcebíades Azeredo dos Santos, esquina ERS 040;

? Rua Coronel Mário Antunes da Veiga, esquina ERS 118;

? Rua José Garibáldi, esquina ERS 118;

? Avenida Bento Gonçalves, esquina ERS 118;

? Avenida Mendanha, esquina ERS 040;

? ERS 040, esquina acesso ao Caminho do Meio e Cocão;

? Avenida Reverendo Américo Vespúcio Cabral, esquinas Isabel Bastos e Cirurgião Vaz Ferreira;

? Avenida Bento Gonçalves, esquina Isabel Bastos;

? Rua Isabel Bastos, esquina Dr. Coracy Prates da Veiga;

? Avenida Coronel Marcos de Andrade, esquina Francisco Ferreira Filho;

? Avenida Bento Gonçalves, esquina Daltro Filho;

? Largo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição;

? Rua Coronel Mário Antunes da Veiga, na Praça da Bandeira;

? Avenida Bento Gonçalves, esquina Açores;

? Avenida Coronel Marcos de Andrade, esquina Coronel Mário Antunes da

? Rua Cirurgião Vaz Ferreira, esquina Osvaldo Aranha;

? Rua General Osório, junto ao Calçadão Tapir Rocha.

Fotos: Eniéderson Miranda / PMV

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024