17 JUN 2015
Viamão realiza Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) – através do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos, juntamente com o Conselho Viamonense de Segurança Alimentar Nutricional (Convisan) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS Ascar) realizaram na sexta-feira (12/06), a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O presidente do Convisan, Luiz Alberto da Silveira, explicou que antes da etapa municipal foram realizadas quatro reuniões preparatórias – no Quilombo Cantão das Lombas; e nas terras indígenas de Itapuã, Cantagalo e Estiva. A secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, enfatizou que é importante incentivar a presença dos povos tradicionais nesses espaços de reflexão e de decisão. Já o vice-prefeito, André Pacheco, ressaltou que o governo municipal reconhece a importância dos conselhos como espaços democráticos de participação popular na aplicação das políticas públicas.

A ação ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Matriz e teve como tema “Comida de verdade, no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. Para ampliar o conhecimento dos participantes da conferência, a representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Maria Noelci Homero, ministrou uma palestra ao público com o tema da conferência.

Durante a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, foram apresentadas e debatidas propostas aprovadas nas pré-conferências. Além disso, a conferência elegeu os delegados para a conferência estadual que acontecerá em agosto. Paralelamente à Conferência, foi realizada, na Praça Cônego Bernardo Machado, uma feira com produtores de Viamão.

Saiba mais

Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer a satisfação de outras necessidades essenciais, respeitando a diversidade cultural e que sejam ambiental, econômica e socialmente sustentáveis. A segurança alimentar e nutricional destina-se à população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024