15 JUN 2015
Estudantes mostram preocupação com o meio ambiente em Feira de Ciências

No último sábado, dia 13, os estudantes das escolas municipais mostraram suas preocupações com o meio ambiente na Feira de Ciências. Trabalhos sobre o uso racional da água e da energia elétrica, a separação adequada dos materiais recicláveis e a utilização de resíduos orgânicos para compostagem e posterior uso nas hortas escolares, entre outros, evidenciavam a temática dos quatro elementos (terra, água, fogo e ar) e da Semana do Meio Ambiente (água, lixo e esgoto). A Secretaria Municipal de Educação uniu seus profissionais e conseguiu acompanhar os trabalhos em 24 escolas.

Educação infantil

As cinco escolas de educação infantil também mostraram que estão engajadas no processo e mostraram que se preocupam com o meio ambiente e o futuro do planeta. Trabalhos com reciclagem, preservação da água, cultivo e ambiente limpo, como os da Cisne Branco e Stella Virgínia Konrad, envolveram pais e comunidade em geral. Pais e alunos apresentaram uma esquete teatral alertando sobre o mosquito da dengue, que se instala em qualquer objeto que tiver água parada.

Ensino fundamental

Os trabalhos apresentados pelas séries iniciais e finais do ensino fundamental também encantaram pela originalidade e criatividade. A secretária interina de Educação, Márcia Culau, parabenizou o trabalho dos professores, que orientaram os seus alunos nas temáticas. “Eles sabiam com propriedade o que estavam explicando e, com certeza, a partir destes trabalhos serão agentes protetores do meio ambiente e darão o destino correto ao lixo, usarão a água e os outros recursos oferecidos pela natureza de forma racional, pensando também nas gerações futuras”, destaca Márcia.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Luciane Fraga, assegura que a tarefa de eleger um único trabalho por escola não será fácil, mas somente poderá participar da Mostra de Ciências, que será realizada na Vila de Itapuã, durante os dias 2 e 3 de julho, um trabalho por escola de ensino fundamental. “Cada escola poderá levar somente um projeto para a Mostra. Durante os dois dias de evento, todas as escolas municipais visitarão a Mostra, participarão de atividades e conhecerão os trabalhos das outras escolas. A Mostra dará continuidade aos eventos já realizados pela Secretaria de Educação, como a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente para Qualidade de Vida (2013) e o 1º Congresso de Agroenergia e Sustentabilidade (2014)”, explica Luciane.

Parceria com a ONG Projamaki leva “Do Outro Lado do Buraco”

A EMEF Apolinário Alves dos Santos, este ano teve a participação voluntária da ONG Promajaki: meio ambiente, que está atuando em Águas Claras em projetos e ações ambientais, voltados aos visitantes e novos moradores da região. A ONG desenvolveu uma esquete teatral com o tema reciclagem, contribuindo com a Feira de Ciências e com o encerramento da Semana de Meio Ambiente.

A peça “Do Outro Lado do Buraco” foi apresentada pelo grupo Ato Espelhado, estimulando a prática da separação e do lixo. A história acontece quando Arabela cai Do Outro Lado do Buraco e descobre um mundo onde todo o lixo é reciclado. Os surpreendentes personagens que habitam este universo levam a menina a uma jornada de entendimento e valorização do tratamento adequado do lixo, deixando que o espectador tire suas próprias conclusões a respeito da preservação do meio ambiente. Os elementos cênicos da história são feitos de sucata.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024