12 JUN 2015
Saúde lança Teleagendamento de Consultas

Os pacientes com o Cartão Viamão Saúde já podem ligar gratuitamente para agendar horários para marcar consultas básicas. O novo sistema está em operação desde ontem e tem quase 10 mil novas vagas em aberto para marcação de consultas.

“O teleagendamento de consultas é um marco histórico para Viamão e para a Saúde. Estamos fazendo a diferença no cuidado com as pessoas. Estamos modernizando a máquina pública e facilitando o acesso das pessoas, sem que elas precisem madrugar na fila”, destaca, muito emocionado, o prefeito, Valdir Bonatto, na cerimônia de lançamento do novo serviço. “Esse é um sonho antigo, planejado desde o início do mandato e que hoje vira realidade”, complementa a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, que também estava muito emocionada.

A central de atendimento conta com 16 funcionários terceirizados e funciona 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Com apenas uma ligação para o número 0800-642-4440, que é gratuita, inclusive para quem liga de celular, a consulta clínica é marcada para a UBS mais próxima à casa do usuário. Caso a linha esteja ocupada, o sistema registra a ligação e retorna para o paciente. Quando estiver próximo da data do paciente consultar, o cidadão receberá a mensagem no número do celular que estiver cadastrado no Cartão Viamão Saúde. Caso usuário não puder comparecer na consulta, ela avisa e o horário será repassado para o próximo paciente da fila.

Como acessar

Para acessar ao sistema é necessário possuir o Cartão Viamão Saúde. Caso o usuário ainda não tenha feito o cadastro, deve ir até uma unidade de saúde ou à Secretaria de Saúde (parada 44) para fazê-lo. Para o cadastramento o usuário deverá apresentar o CPF, RG, ou certidão de nascimento se for criança, e comprovante de residência. No momento da inscrição é cadastrada a digital do usuário e feita uma foto digital. O cartão será emitido e entregue ao usuário em até 7 dias. O Cartão Viamão Saúde contém o número do Cadastro Nacional de Saúde, que é exigência para os atendimentos no SUS e planos privados de saúde. Até o momento, cerca de 60 mil pessoas já estão cadastradas.

“Esse é só o primeiro passo. Até o final do ano vamos implantar também o prontuário eletrônico”, relata a secretária municipal da Saúde, Sandra Sperotto. Com o prontuário eletrônico, todas as informações do paciente poderão ser consultadas online. Sandra destaca que para cada consulta está reservado 20 minutos por paciente. “Isso faz com que o médico possa dedicar o tempo necessário para a avaliação adequada de cada paciente”.

Serviços informatizados

De acordo com a secretária, os principais serviços disponíveis para o cidadão na área da saúde estão sendo informatizados. Isso inclui o almoxarifado e o controle da quantidade e tipos de medicamentos disponíveis. “Com essas informações, será possível termos um melhor planejamento, já que poderemos saber se o medicamento está ou não acabando. Além disso, acompanharemos as demandas dos usuários, mapeando onde o atendimento deve ser reforçado e quais medicamentos são mais procurados para podermos reforçar o estoque. Nosso objetivo é ter continuidade no cuidado com o paciente”, ressalta Sandra.

Outra novidade que deverá ser implantada até o final do ano é o prontuário eletrônico, onde estarão registrados todos os atendimentos realizados pelo usuário a partir daquele momento. “O cidadão consulta na unidade de saúde de Águas Claras, por exemplo, mas teve uma urgência e precisou ser atendido fora de sua região. O atendimento ficará registrado no seu prontuário online e poderá ser acessado quando o paciente tiver uma nova consulta na sua unidade de origem. Isso facilitará o seu atendimento pelo médico, que terá registrado também os cuidados prestados e medicações já prescritas”, finaliza a Secretária de Saúde.

Ampliação das consultas

Atualmente, a cidade realiza em média 15 mil consultas médicas e 5.500 consultas de enfermagem por mês. Com o novo sistema, foi possível ampliar cerca de 30% de consultas com a padronização e organização das agendas dos profissionais.

O vice-prefeito, André Pacheco destacou que agora o município terá um cadastro para cuidar da saúde das pessoas e melhorar a qualidade de vida. “Antes tínhamos um cadastro somente com o registro imóvel do cidadão, para fins de cobrança. Agora teremos um cadastro sobre a sua saúde. Isso é cuidar das pessoas.”

“Ser prefeito só faz sentido se conseguir mudar a vida das pessoas. O objetivo do poder público é contribuir para melhorar a qualidade da vida. Fazer a diferença na vida das pessoas com o envolvimento dos secretários e suas respectivas equipes de trabalho. É o que nos motiva e dá razão à gestão pública. É possível fazer muito mais e melhor quando se tem determinação e quando se tem a parceria e o entendimento do Conselho Municipal de Saúde e da Câmara de Vereadores para avançar em projetos importantes para a sociedade. É possível realizar mais com a mesma dificuldade econômica, sem fazer empréstimo e quitando dívidas”, finaliza Bonatto.

Saiba mais:

• As consultas especializadas devem ser protocoladas na Central de Marcação de Consultas, no andar térreo da Secretaria Municipal de Saúde (Av. Senador Salgado Filho, 5412, Parada 44, São Lucas);

• As consultas odontológicas serão acolhidas nas próprias unidades;

• As consultas médicas, de enfermagem, pré-natal e puericultura devem ser marcadas pelo telefone 0800-642-4440 – Central de Teleagendamento do Viamão Saúde.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024