11 JUN 2015
Professores de 10 escolas recebem o Conecturma

A partir da inserção de Viamão no Global Education Leaders’ Program (GELP) Brasil, a Secretaria Municipal de Educação recebeu, gratuitamente, 600 livros impressos do projeto Conecturma. O projeto é destinado ao 1º ano e tem a didática bem atual, com exercícios de português e matemática para serem complementados através de jogos em uma plataforma digital. A formação para os 12 professores que irão desenvolver os projetos nas 10 escolas rurais e urbanas selecionadas aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, no laboratório de informática da EMEF Santa Isabel.

A professora Margareth Goulart, que já tem 30 anos de magistério, leciona na EMEF Felisberto da Costa Nunes, localizada em Itapuã, zona rural do município. Ela conta que está aberta a mudanças e ressalta que os alunos da zona rural não diferem dos da zona urbana. “Eles têm uma facilidade com as novas tecnologias e sabem mais que nós. Quero continuar aprendendo para poder ensinar mais”, finaliza.

O Conecturma aposta na aprendizagem a partir de jogos, músicas, desenhos animados e outros objetos educacionais, incluindo aventuras digitais, área multiplayer, criação de avatares, entre outros. “Esse projeto-piloto tem por objetivo inovar a experiência da alfabetização e letramento matemático inicial, cobrindo o desenvolvimento de todas as competências e habilidades essenciais relacionadas à língua portuguesa e matemática, oferecendo o maior impacto na aprendizagem”, explica Márcia. A plataforma foi criada e desenvolvida pela start-up na área de educação, Aondê Educacional, que significa “Coruja”em Tupi Guarani. A capacitação da plataforma de alfabetização foi realizada gratuitamente pela gestora e produtora de ambientes virtuais de aprendizagem do Portal EducaBrasil, Sônia Bertocchi.

As escolas municipais que participarão do projeto-piloto Conecturma são: Brasília, Presidente João Goulart, Vereador Valneri Antunes, Padre Schneider, Podalírio de Oliveira Fraga, Felisberto da Costa Nunes, José de Oliveira Ramos, Jerônimo Porto, Acrísio Prates e Nossa Senhora Aparecida.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024