09 JUN 2015
Trilhas Ecológicas integram comemorações do dia mundial do meio ambiente

O dia 5 de junho é conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a data, a Prefeitura de Viamão realizou duas atividades ecológicas em Itapuã. As atividades integram a programação da Semana do Meio Ambiente de Viamão. O objetivo da ação foi promover o bem-estar dos participantes por meio de uma atividade física, e também conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da natureza.

Trilha no Parque Estadual de Itapuã

Alunas das oficinas de Ginástica, oferecidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, fizeram uma visita ao Parque Estadual de Itapuã com a realização da Trilha da Onça. O Parque Estadual de Itapuã, localizado em Viamão, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha.

Na chegada ao Parque, os participantes receberam algumas informações sobre o funcionamento do local. Após, acompanhados do Guarda do Parque, Paulo Mattei - juntamente com os professores Ricardo Medeiros e Carina Almeida - as alunas realizaram a Trilha da Onça e ficaram encantadas com a beleza do local. O ponto de partida da trilha foi a Praia das Pombas - o percurso da trilha tem pouco mais de 3 km (ida e volta). Uma maravilhosa recompensa do passeio foi a visão panorâmica do Lago Guaíba e das Praias das Pombas e da Onça.

Trilha da Lua Cheia

Um grupo composto por funcionários da Prefeitura foi conhecer a Trilha da Lua Cheia. O ponto de partida foi o Alambique Fraga, junto à Estrada da Varzinha, próximo ao acesso de Itapuã. O grupo percorreu os 850 metros da trilha, que é classificada como 'baixa dificuldade' em razão dos poucos obstáculos. Do ponto mais alto, é possível observar o Lago Guaíba: é um local que permite obter belas fotografias e que conta com bancos de madeira para conversar e contemplar a paisagem. O grupo teve a companhia de um guia que falou sobre a biodiversidade e também explicou o processo de anelamento para conter o avanço do Pínus, considerada uma espécie invasora. Ao término do deslocamento, o grupo fez uma visita à Praia da Vila, no centro de Itapuã.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024