Na última segunda-feira, 25 de maio, a Prefeitura de Viamão apresentou o Plano de Expansão da região centro de Viamão, denominado Masterplan. O evento aconteceu no restaurante Pedralli Gourmet e contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre empresários, secretários municipais e estaduais, vereadores, lideranças políticas, representantes de entidades de classe, sociedade civil e servidores municipais.
O vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, abriu o evento saudando os presentes e fazendo uma retrospectiva das ações do atual governo. André destacou a atualização e criação de leis que estão permitindo projetar o desenvolvimento da cidade - Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Códigos de Posturas e de Obras, Lei Municipal de Limpeza Urbana, Política Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Lei das Mineradoras e Licenciamento Ambiental. Ele lembrou também que todas essas legislações foram construídas com a parceria de entidades representativas de Viamão.
Na sequência, o prefeito Valdir Bonatto, explicou que o governo dividiu a cidade em cinco polos de desenvolvimento Centro, Santa Isabel, Viamópolis, Itapuã e Águas Claras. Ele ressalta que, a partir desta divisão, tem buscado executar ações que visam o desenvolvimento dessas áreas.
Para o desenvolvimento da região central, o prefeito explicou que serão desenvolvidas três linhas de atuação: readequação do Centro Histórico; desenvolvimento do turismo, lazer e recreação; e negócios e expansão. O primeiro passo foi estudar para onde o centro pode crescer, seus vazios urbanos e potenciais de empreendimentos, sintetizou Bonatto.
O projeto foi apresentado pelo arquiteto Oscar Escher. Ele explicou que os estudos apontando a expansão do centro em direção ao bairro Tarumã, onde se pode identificar um vazio urbano. Para que isso se concretize será necessário criar fluidez viária; organizar o fluxo de transporte coletivo e priorizar o fluxo de pedestres na região que compreende o Centro Histórico. Conforme Escher, o projeto modificará as principais áreas de circulação de pedestres e veículos, fazendo com que novos investimentos e empreendimentos comecem a se alojar nessas novas áreas de circulação.
O evento contou também com a participação do secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella; do arquiteto e paisagista Guilherme Takeda, que desenvolveu os workshops colaborativos do Projeto Charrette em Viamão.
Takeda agradeceu a receptividade da comunidade com o projeto: Vejo que esta cidade está crescendo com a colaboração de todos, não apenas pela vontade de seus governantes. Já o secretário Costella colocou-se à disposição para concretizar ações de turismo na cidade: Temos um potencial enorme em Itapuã e no turismo rural, sou muito identificado com Viamão e a secretaria que comando está totalmente à disposição dos viamonenses.
O presidente da Câmara Municipal, Ederson Machado, também saudou os presentes e recebeu das mãos do prefeito Bonatto, o projeto de lei que cria o Conselho de Desenvolvimento de Viamão, composto por representantes de diversos segmentos da cidade. Na oportunidade, o presidente da OAB Viamão, Nilson Pinto da Silva, salientou a importância dos projetos de lei que estão tramitando na Câmara.
Projeto prevê construção de novo prédio para a Prefeitura e shopping center
O projeto apresentado além de sinalizar as mudanças viárias necessárias, revelou a localização do novo centro administrativo da Prefeitura. A extensão da rua Erico Verissimo vai cortar o terreno onde hoje se localiza a Empresa Viamão de Transporte Coletivo. Neste local, em meio a uma área de natureza preservada será construído o novo prédio da Prefeitura, com conceitos de sustentabilidade, funcionalidade e acessibilidade. Além da nova sede da Prefeitura, o terreno deve agregar a construção de um shopping Center, dois prédios comerciais, e o terminal de integração de transporte coletivo.
Desde o começo da gestão estamos projetando a cidade para 2030. Uma administração mais eficiente requer instalações adequadas, melhorando as condições de trabalho para os funcionários municipais e proporcionando à população um serviço de mais eficiência, finalizou Bonatto.