O Núcleo de Políticas Inclusivas (NPI) da Secretaria Municipal de Educação realizou no último sábado, dia 23, o 1º Encontro sobre Autismo, alusivo à Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Formação Walter Graf e reuniu pais, professores e equipes diretivas das escolas. De acordo com a assessora pedagógica, Patrícia Ozório, o objetivo do evento foi evidenciar o processo de inclusão e contrução da aprendizagem destas crianças na rede municipal de ensino.
Tivemos uma rica troca de experiências entre pais, professores e equipe diretiva, destaca. A palestra foi intercalada com a apresentação de vídeos, com relatos de pais e professores sobre como está sendo o processo de aprendizagem e sociabilidade. A assessora pedagógica explica que o processo pode se dar de diferentes formas para criança. "Cada criança responde de uma forma, de acordo com a sua leitura. Mas isso não nos impede de ensinar o que é correto, como fazemos com as outras crianças. Precisamos dar limites e saber dizer não", explica.
Hoje, na rede municipal de ensino há alunos já diagnosticados com autismo e outros em processo de investigação e diagnóstico, desde a educação infantil. "Há possibilidades de avanços, mas o trabalho deve ser realizado em conjunto, entre pais, escola e demais profissionais que atuam com a criança, fortalecendo os vínculos e proporcionando segurança a elas", finaliza Patrícia.