Formação introduz um novo modelo educacional em Viamão.
O primeiro passo rumo a um novo modelo educacional na rede municipal de ensino foi dado na tarde desta quarta-feira, 20 de maio, com um workshop sobre a inserção da tecnologia em sala de aula, direcionado aos diretores e coordenadores pedagógicos. Daniel Guimarães e equipe fizeram uma reflexão sobre o momento que vive a educação e qual o papel do educador hoje. Qual o real papel do professor? O professor quer ensinar ou quer que os alunos aprendam? Existe um novo papel para o educador, que é mediar e instigar o aluno para testar o conhecimento, destaca Guimarães. Estamos saindo da formação seriada e chegando na formação continuada. Saindo do planejamento e chegando na adaptação. Saindo da formação tecnicista e chegando na formação do indivíduo, saindo do ter e chegando no ser.
De acordo com a pedagoga Daiane Grassi, estamos numa era de mudanças e numa mudança de era. Daiane, que integra a plataforma de aprendizagem do Google, falou sobre as plataformas educacionais disponíveis para os professores acessarem gratuitamente. A tecnologia está presente e temos que tirar proveito disso, observa.
A secretária interina de Educação, Márcia Culau, acrescentou que é preciso sonhar para realizar. Tivemos sonhos e idealizações para a educação da rede municipal de ensino, que hoje está se tornando realidade. Sonhamos os kits pedagógicos, os brinquedos, os livros, os materiais de uso comum e a tecnologia. Hoje isso já é real. Estamos qualificando o ensino da rede municipal, ofertando aos nossos professores diferentes recursos para a diversidade da sua prática pedagógica
O prefeito, Valdir Bonatto, disse que a tecnologia faz parte do conhecimento dos alunos e os professores podem aprender com eles e fazê-los usar como um instrumento de aprendizagem. "Hoje a escola não é o local preferido dos estudantes, por não ser atraente. Nosso objetivo é mudar isso, fazendo que eles despertem o interesse. A aprendizagem não se dá só com conhecimento, mas com princípios, convivência, respeito e construção, encerra o prefeito.
Na oportunidade, Bonatto fez uma entrega simbólica de dois tabletes à maior e à menor escola presente em número de alunos: EMEF Vinte de Setembro, com 1.200 alunos; e EMEF Podalírio de Oliveira Fraga, com 31 alunos.
Saiba mais
- No dia 21 de maio, iniciam formações para os professores da rede, apresentando diferentes formas de fazer uso dos tablets em sala de aula. As formações serão na escola Zeferino Lopes de Castro, para que todos possam conhecer a escola do projeto Escolas Rurais Conectadas e ouvir depoimento dos professores que usam a tecnologia diariamente com seus alunos.
- Foram entregues os Tablets Positivo Ypy AB10h, conexão HDMI, possibilidade de internet 3G (adquirir cartão sim), possibilidade de expandir a memória (adquirir um cartão de memória). Os tablets vem com aplicativos do MEC (tv escola, revista tv escola, Portal do Professor, Livros didáticos), que são oferecidos nos Conteúdos Educativos na tela principal. Outros Aplicativos: WPS Office, Play Store, Gmail, Ferramentas do Google, Pen Note, Email, Play Music, Play Livros.