A capacitação, que é promovida pela SMCAS em parceria com a BDV Consultores Associados Ltda, está sendo realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Centro/Tarumã) e terá duração de 20 horas. Na próxima semana, de 11 a 15 de maio, ocorre a formação da segunda turma. O objetivo é aprimorar os processos e a qualidade do trabalho das equipes, promovendo o nivelamento conceitual e legal dos trabalhadores, através de uma capacitação introdutória, segundo os preceitos da Política Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (PNC/SUAS).
O início da capacitação ocorreu na segunda-feira, 4 de maio, e contou com a presença do vice-prefeito, André Pacheco; e da secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro. A abertura contou com um momento de sensibilização com uma linda apresentação musical de um grupo de idosos que usufruem do Serviço de Convivência. Os idosos participam de oficinas de canto que são oferecidas através dos CRAS do município, realizadas pelo oficineiro de música do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS São Tomé/Martinica, o servidor Ingo Scheineider.
A secretária Belamar deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando o fortalecimento da rede de assistência social, através da conquistas de melhores espaços de trabalho e da qualificação dos profissionais. Por último, o vice-prefeito André explicou a importância de uma capacitação continuada dos profissionais que atuam no atendimento social na cidade. As capacitações são sempre enriquecedoras, pois são oportunidades para que o profissional aprimore seu conhecimento na sua área de atuação, desenvolvendo com mais propriedade suas atividades.
Cerca de 100 profissionais que atuam nos programas assistenciais que a prefeitura desenvolve participarão da capacitação, tratando de temas como Fundamentos Legais, Conceituais e Processuais do SUAS; Competências Profissionais Requeridas aos Trabalhadores do SUAS; Saúde do Trabalhador: o papel do cuidador e as dificuldades da função; e Capacitações por Serviços: especificidades e estratégias de execução.
Servidoras Municipais participam de capacitação realizada pelo Estado
Servidoras da secretaria municipal de Assistência Social de Viamão estão participando de uma capacitação e aprimoramento oferecido pela Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), através do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS). O município de Viamão foi contemplado com 9 vagas para esta capacitação. Serão oferecidos três cursos - que são presenciais e têm duração de 40h: Introdução ao Provimento de Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e a implementação de ações do Plano Brasil Sem Miséria (BSM); Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e do BSM; e Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS. A aula inaugural do CapacitaSUAS ocorreu em abril, no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do RS. Na ocasião, representaram a SMCAS as colaboradoras Tatiane Torres; Cleusa Kunh; Mariluci Possebon e Scheila Steinke.
Cerca de 100 profissionais que atuam nos programas assistenciais que a prefeitura desenvolve participarão da capacitação.
A abertura contou com um momento de sensibilização com uma linda apresentação musical de um grupo de idosos que usufruem do Serviço de Convivência.
O início da capacitação ocorreu na segunda-feira, 4 de maio, e contou com a presença do vice-prefeito, André Pacheco; e da secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro.
Servidoras da secretaria municipal de Assistência Social de Viamão também estão participando de uma capacitação e aprimoramento oferecido pela Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), através do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS). Na foto, as colaboradoras Tatiane Torres, Cleusa Kunh, Elisabete Ramos (assessoria técnica STDS/DAS), Mariluci Possebon e Scheila Steinke.