22 ABR 2015
Planejamento familiar é tema de capacitação das Políticas Públicas Integradas

Profissionais das secretarias integrantes das Políticas Públicas Integradas (Saúde, Educação e Assistência Social) da Prefeitura Municipal de Viamão participaram de capacitação sobre Planejamento Familiar, na tarde de quinta-feira, 16 de abril, no auditório do Centro Profissional Walter Graf. Em pauta, atualização de informações e planejamento de ações conjuntas, preventivas e educativas sobre o tema.

O coordenador das Políticas Sociais Integradas, Heitor Thomé da Rosa, abriu a capacitação falando sobre uma das características das Políticas Públicas Integradas, que é promover a interação entre as secretarias municipais, agregando produtividade no desenvolvimento de seus projetos. Heitor também ressaltou que o Grupo de Trabalho (GT) referente ao Planejamento Familiar foi instituído em 2014. A partir daí, o GT vem trabalhando para ampliar o acesso às ações de planejamento familiar, garantindo, por exemplo, o acesso à informação, aos métodos anticoncepcionais e, além disso, vem trabalhando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Durante a capacitação, a enfermeira Cristiane Godoy fez uma apresentação, orientando sobre os métodos contraceptivos existentes na rede municipal. Logo em seguida, os profissionais foram divididos em grupos, levando em consideração os territórios de atuação. O objetivo foi propor ações efetivas e conjuntas entre os Centro de Referência em Assistência Social, Escolas e Unidades Básicas de Saúde.

O cronograma sobre Planejamento Familiar para o ano de 2015, prevê ainda: sábado letivo em todas as escolas municipais no dia 25 de abril, que abordará a importância do planejamento familiar; uma segunda capacitação para os profissionais, que acontecerá no dia 11 de junho; exposição de trabalhos sobre Planejamento Familiar na Feira de Ciências, que está agendada para ocorrer no dia 13 de junho em todas as escolas municipais; e a culminância das atividades, ocorre no dia 26 de outubro, no Calçadão Tapir Rocha - data em que se comemora o Dia Municipal do Planejamento Familiar.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024