17 ABR 2015
Secretária de Educação apresenta modelo de gestão na África

O modelo educacional hoje vigente já não responde às necessidades atuais da educação. Líderes-chave dos principais sistemas de educação do mundo vão se reunir, de domingo a terça-feira (19 a 21), para discutirem a construção do futuro sistema de ensino a partir de experiências inovadoras. Viamão é uma dessas experiências inovadoras.

O encontro do GELP (Global Education Leaders' Partnership) Mundial reunirá os 15 países integrantes do sistema – entre eles, Austrália, Canadá, China, Brasil, EUA, Finlândia, Índia, Nova Zelândia, Coreia do Sul e África do Sul – na cidade de Durban, na África do Sul. A parceria dos líderes educação global se propõe a transformar a educação, de forma eficaz e sustentável, em nível local, nacional e global. Prevê novos métodos de abordagens pedagógicas, currículos e avaliação que permitam a qualquer aluno desenvolver habilidades e conhecimentos que o preparam para o novo mundo de trabalho, cada vez mais tecnológico.

No Brasil, o GELP reúne gestores de educação dos municípios de Viamão, Jacareí (SP) e Salvador (BA), das secretarias de Educação dos estados de São Paulo, Ceará e as instituições Fundação Telefônica Vivo; Fundação Lemann; Fundacion SM; Instituto Inspirare; Instituto Natura; Instituto Península; Instituto Unibanco; Laboratório de Inovação Educacional e Todos pela Educação.

Das 15 oficinas que serão apresentadas no evento de Durban, para caracterizar o trabalho inovador de países e jurisdições, duas são do GELP Brasil: “Como parcerias entre institutos, fundações e governos têm influenciado a macropolítica educacional no Brasil”, apresentada pela Telefônica Vivo/ Todos Pela Educação/ Instituto Natura; e, “Exemplos de ações que tem, comprovadamente, estimulado a transformação educacional no Brasil, e seus desafios políticos de implementação”, apresentada pela secretária de Educação de Viamão, Maria Clarice de Oliveira, e pelo secretário de Educação de Jacareí, João Roberto de Souza. Na quarta-feira (22) e quinta-feira (23) os representantes do GELP Brasil farão visitas de estudo às instituições de Durban.

O Plano de Governo

A secretária de Educação conta que a parceria entre a Fundação Telefônica e Viamão surgiu a partir da inscrição da EMEF Zeferino Lopes de Castro para participar do programa “Escolas Rurais Conectadas”. “A escola se mostrou muito interessada e tínhamos como proposta em nosso plano de governo a inserção de tecnologias no ensino. Fomos convidadas a participar de um encontro da Fundação, em São Paulo, e, então Viamão foi selecionado a participar de um projeto-piloto, onde todos os funcionários, professores e alunos receberiam um tablet ou um netbook com acesso à internet, com uma rede de fibra ótica mais rápida da América do Sul.

O projeto iniciou em agosto de 2013 e exigiu uma dedicação exclusiva dos professores que fizeram a proposta, escrevendo todo o projeto que desmontava o currículo tradicional. A escola tem um momento de apresentação do que foi feito pelos professores, saindo da escola e indo para a comunidade. Com isso os próprios pais estão se aproximando da tecnologia. “Estamos implantando políticas públicas integradas, onde a educação seja a base. Temos uma rede muito comprometida e essa vontade sustenta o projeto”, ressalta a secretária.

Maria Clarice conta que o município tem metas a serem atingidas até o final deste ano, como a implantação de laboratórios móveis nas escolas, disponibilização de internet, via rádio ou fibra ótica, para todas as escolas da rede, capacitação dos professores e secretários de escolas, inclusão da tecnologia como eixo do Plano Municipal de Educação, entre outras ações.

“Estaremos capacitando os professores para que eles sejam os agentes desta nova proposta didática dentro das salas de aula. Compramos 5.000 tablets e no segundo semestre estaremos adquirindo mais 5.000 unidades. Todos os equipamentos já vêm com aplicativos pedagógicos. Além disso, há plataformas de ensino e de atividades do MEC que podem ser acessadas, bibliotecas virtuais, obras e pesquisas. Cabe ressaltar que o computador nunca vai substituir o professor, ou um livro, mas é mais um recurso que agregará o trabalho do professor em sala de aula.”

O que a secretária quer é que a tecnologia associada a uma proposta pedagógica instigue e desenvolva outras habilidades nos alunos. Que eles não só recebam informação, mas que sejam produtores de novos conhecimentos. “A escola é um espaço de múltiplos saberes. A tecnologia trará acesso a outras informações para gerar novos conhecimentos e agregar no desenvolvimento local”, destaca Maria Clarice. “Hoje, o currículo não possibilita o desenvolvimento de todas as capacidades do aluno. A tecnologia abre esse novo mundo de oportunidades e faz com que seja desenvolvido o pensamento lógico”.

Um exemplo disso é o projeto da EMEF Zeferino Lopes de Castro. Em visita à escola nesta semana a diretora-geral de Educação, Márcia Culau, presenciou o desenvolvimento dos alunos das séries iniciais. Um menino de sete anos estava pesquisando sobre dragões, curiosidade do seu grupo. “Ao mesmo tempo em que pesquisava, o garoto estava aprendendo sobre ciências, geologia, geografia, arqueologia e português. A professora estava fazendo uma comparação sobre o dragão mitológico, dos desenhos, com o da vida real, onde os fósseis foram encontrados e estão sendo estudados por geólogos e biólogos. Tudo o que os pesquisadores publicam, eles ficam sabendo”, relata.

Participação

A participação de Viamão no encontro internacional está sendo custeada pelo GELP Mundial. A visibilidade pode render mais parcerias que irão beneficiar mais alunos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024