16 ABR 2015
Desvendando conexões entre HIV/AIDS e Violência de Gênero

Durante os dias 8 e 9 de abril, Viamão sediou o curso “Desvendando Conexões entre o HIV/AIDS e a Violência de Gênero”, realizado pela ONG Coletivo Feminino Plural, através do Projeto Conexões – Estratégias Integradas Contra o HIV/AIDS e a Violência de Gênero. A capacitação visou sensibilizar os profissionais da área de saúde, segurança pública e sociedade civil para as conexões existentes entre as epidemias, bem como ampliar o número de agentes envolvidos. “Agora sensibilizados e instrumentalizados, os agentes poderão atuar na percepção das conexões e interseções entre estes dois grandes problemas que impactma no Sistema Único de Saúde e nas políticas públicas em geral”, explica a representante do  Movimento Nacional Cidadãs Positivas (MNCP), Sílvia Aloia.

A secretária de Saúde, Sandra Sperotto, esteve presente no evento e ressaltou a importância desse projeto para Viamão. “Estamos aqui abertos para apoiar este projeto, reconhecemos que há uma necessidade efetiva da interlocução. Queremos fazer muito mais do que mudar comportamento. Acreditamos que as Unidades Básicas de Saúde são espaços efetivos de cuidados com a população e que podem acolhê-las."

A capacitação, que contou com cerca 30 profissionais, abordou: “A violência de gênero e HIV/AIDS”; “Violência sexual”; “Atenção em saúde e enfrentamento à violência contra a mulher”; “Norma técnica da violência sexual”; “Notificação da violência”; “Notificação do HIV”; “Conceito de rede: atenção em saúde e enfrentamento à violência contra a mulher”.

Também participaram a coordenadora do DST/ AIDS de Viamão, Maria Letícia Ikeda; o representante da Polícia Civil da Delegacia da Mulher de Viamão, Marco Antônio Serpa; a coordenadora do Coletivo Feminino Plural, Telia Negrão; a coordenadora executiva da Anaids e coordenadora do Fórum de Ongs AIDS do RS, Marcia Leão; a perita criminal do IGP, Andrea Brochier; a coordenadora do Projeto Conexões, Neusa Heinzelmann; a coordenadora da Seção Estadual DST/AIDS, Marina Silvestre; e as representantes do Fórum Ong AIDS, Teresinha Dias; e da Coordenadoria da Mulher de Viamão, Lisiane Pimentel.

Projeto Conexões

O Conexões é um projeto coordenado pela ONG Coletivo Feminino Plural, uma entidade que atua no movimento de mulheres por meio de articulações locais, regionais, nacionais e internacionais, integrando redes e campanhas, propugnando por políticas públicas, o cumprimento dos instrumentos nacionais e internacionais de direitos humanos das mulheres e o fim de todas as formas de violências e discriminações sobre mulheres e meninas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024