14 ABR 2015
Prefeitura assina convênios com entidades socioassistenciais de Viamão

Na noite da última segunda-feira (13), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), assinou convênio com 10 entidades que atendem a comunidade de Viamão. As entidades receberão investimentos para executar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo crianças, adolescentes e idosos, que necessitam de acompanhamento socioassistencial.

Para a secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, a parceria entre Prefeitura e as entidades é de fundamental importância e irá beneficiar a comunidade, pois haverá um facilitador para a população acessar as políticas públicas da Assistência Social. "Esta união é necessária para qualificar o atendimento para aqueles que tanto necessitam e, além disso, a prefeitura estará valorizando as entidades oriundas de Viamão, a medida que firma convênio com instituições que já fazem parte dos territórios e que são conhecidas pelo população pelo desenvolvimento de seus próprios projetos", declarou Belamar.

A secretária informou também que a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social será parceira na colaboração, execução e fiscalização destes projetos. Belamar destacou também o empenho da equipe pela elaboração do convênio, contribuindo para que tudo acontecesse da melhor forma possível.

Durante a assinatura dos convênios, o prefeito Valdir Bonatto destacou a atenção que a administração municipal tem dado para o atendimento na área social, da educação, da saúde e da infraestrutura. O prefeito ressaltou que a prioridade de seu governo é o atendimento de qualidade dispensado às pessoas.

Além do Prefeito Bonatto e da secretária Belamar, participaram da solenidade, realizado no Pronto Atendimento Social (PAS 24 horas), representantes das entidades conveniadas, do Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal de Assistência Social e da comunidade em geral.

Entidades Beneficiadas

Serão beneficiadas as seguintes entidades: Associação Beneficente da Augusta – ABA; Entidade Comunitária Israelita Brasileira - Ane Frank; Assistência Social Santa Isabel; Centro Social Marista de Formação Tecnológica – SOME; Sociedade Meridional de Educação; Instituição de Educação Infantil e Assistência Social - Bom Samaritano; Associação de Recuperação do Menor - Novo Lar; Instituição de Assistência Social e Educacional da Augusta – IASEA; Entidade MITRA da Arquidiocese de Porto Alegre - Paróquia Divina Providência; Associação Beith Shalom; e Instituto Vetta.

Saiba mais

Durante a cerimônia de assinatura dos convênios, a psicóloga Letícia Silva, apresentou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ela falou que o serviço está ligado à Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social e, tem como objetivo prevenir e proteger os usuários de riscos e quaisquer violações de direitos, por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Estes serviços podem ser ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em outras unidades públicas ou em entidades privadas sem fins lucrativos, desde que referenciadas ao Cras, sempre supervisionados por uma equipe de profissionais capacitada para atender as demandas específicas de cada faixa etária.

Entidade MITRA da Arquidiocese de Porto Alegre - Paróquia Divina Providência

Associação de Recuperação do Menor - Novo Lar

Instituto Vetta

Entidade Comunitária Israelita Brasileira - Ane Frank