14 ABR 2015
Saúde apresenta novos equipamentos, construção de almoxarifado e mostra UPA 24h

A última sexta-feira foi repleta de novidades na área da saúde. Pela manhã, o prefeito, Valdir Bonatto, o vice-prefeito, André Pacheco, e a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, realizaram a entrega oficial para a comunidade dos serviços de raio-x e de ecografia no Pronto Atendimento 24 horas, localizado na São Lucas (Av. Sen. Salgado Filho, 5412, parada 44). O equipamento de raio-x foi adquirido com recursos próprios da prefeitura e o local onde foi instalado passou por adequações a fim de se enquadrar nas normas técnicas de controle de radiação. Já o equipamento de ecografia foi adquirido através do programa QualiSUS. Bonatto parabenizou os servidores da Secretaria que não medem esforços para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. “O cuidado com as pessoas é um dos focos fundamentais de gestão. Estes equipamentos vão qualificar ainda mais o serviço prestado no PA 24 horas.”

Na oportunidade, o prefeito também assinou o Decreto Executivo 031/2015, que amplia o horário de funcionamento dos serviços de saúde no município. As UBSs e as ESFs passam a funcionar das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Já as URSs Centro e Lomba do Sabão passam a funcionar das 7 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Os demais serviços de saúde também foram ampliados os horários. Confira o quadro no final do texto.

À tarde, o prefeito fez o lançamento da obra do novo almoxarifado da Secretaria Municipal da Saúde, que está sendo construído na Estrada do Cocão, 1260. O prédio terá dois pavimentos e 1.500m2 de área construída. “Em conjunto com as ações de modernização da Saúde, este novo prédio proporcionará melhorias no controle de estoque de suprimentos e medicamentos”, ressalta a secretária de Saúde.

Após, Bonatto fez uma visita às instalações da UPA III 24 horas, na Av. Senador Salgado Filho, 2055, parada 36, na Cecília. O prédio está na fase final de acabamentos e o município irá fazer a compra dos equipamentos com recursos que serão repassados pelo Estado e pela União. Durante a semana passada, de 7 a 9 de abril, o prefeito esteve em Brasília a fim de garantir a liberação do repasse dos recursos. A UPA III 24 horas terá capacidade para atender até 450 pacientes/dia e terá 18 leitos de observação.

O prefeito também anunciou a retomada do cadastramento do Cartão Saúde e do programa de modernização da rede municipal de saúde, que unificará o atendimento nas unidades. Por fim, Bonatto assinou o decreto de convocação da 7º Conferência Municipal de Saúde, que será realizada dia 11 de julho. Antes da Conferência serão realizados nove encontros preparatórios, sendo que o primeiro aconteceu no sábado, dia 11 de abril, na EMEF Lauro Pereira Rodrigues, com a comunidade da região Augusta.

Estiveram presentes nos eventos: a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro, o presidente da OAB Viamão, Nilson Pinto da Silva, o presidente da Acivi, Paulo Ferreira, o Conselho Municipal de Saúde, o Viamama, O Hospital de Cardiologia de Viamão, a Fundação Getúlio Vargas e os vereadores Carlos Bennech, Jefferson Huffel e Barbarotti.

Confira o quadro dos novos horários ampliados dos serviços de saúde:

UNIDADE/SERVIÇO

URS Centro

7h às 17h ininterrupto

URS Lomba

7h às 17h ininterrupto

UBS e ESF

CAPS

8h às 12h e das 13h às 17h

Central de Consultas Especializadas e Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria.

8h às 17h ininterrupto de 2ª a 5ª feira e às 6ª feiras das 8h às 15h. Após as 15h expediente interno e capacitação da equipe.

Serviço Especializado DST/HIV/AIDS – Herbert de Souza

Programa Municipal de Combate a Tuberculose