14 ABR 2015
Auxiliares de bibliotecas recebem formação para conquistarem leitores

O Programa de Formação Permanente dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação para as auxiliares de bibliotecas das escolas municipais. A capacitação aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 10 de abril, e foi ministrada pela professora Jéssica Chacon, da editora Saraiva.

Sob o tema “Bibliotecas escolares: possibilidades para a formação de leitores”, Jéssica falou das estratégias que as auxiliares de bibliotecas podem usar para conquistar novos e assíduos leitores. “Temos que transformar as bibliotecas em lugares atraentes e aconchegantes, onde haja momentos de contação de histórias para os pequenos.” Já para o público adolescente, Jéssica sugere cartazes ligando filmes, videogames e livros. “Tudo pode ser transformado em narrativas. Hoje os videogames retratam épocas da história e outros jogos são transformados em livros, onde são narrados todos os passos para passar de fase e ganhar a batalha. Isso é atraente para os adolescentes tornarem-se assíduos leitores. As meninas, por exemplo, gostam de histórias que tenham romance. Temos que conhecer o leitor para conquistá-lo”, exalta.

A professora fez uma dinâmica com as auxiliares de bibliotecas para aguçar a imaginação, onde uma voluntária ficou de olhos vendados e tinha que sentir o material em mãos, usando a imaginação, ao mesmo tempo em que Jéssica falava sobre como o material era retratado na história. Após a professora fez uma alusão às histórias encontradas nos livros, onde, muitas vezes, o sentido que predomina é o da imaginação. “Aí entra o papel de vocês, como agentes literárias, formadoras de leitores, treinarem a voz, os gestos, o olhar no momento de contação, para prender a atenção das crianças. Ou, a partir de uma conversa, descobrir o que o aluno gosta. Se ele gosta de futebol, vamos indicar um livro sobre futebol. Se gostar de skate, um livro que tem um menino ou menina skatista, e assim por diante”, sugere Jéssica.

A secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, ressaltou que as bibliotecas receberão melhorias de infraestrutura. “Já iniciamos o ano com a entrega de 150 títulos novos às bibliotecas. Estamos fazendo um levantamento do que cada escola necessita para tornar a biblioteca um local agradável, com as obras ao alcance dos alunos. Estamos em tratativas com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul para ofertarmos o curso técnico em biblioteconomia à distância já para o próximo semestre e queremos que todas vocês se qualifiquem nesta área”, acrescenta Maria Clarice. A professora formada em biblioteconomia, Luciane Tavares, responsável pelas bibliotecas do município, está auxiliando na organização dos espaços e sugerindo o que pode ser acrescentado em cada biblioteca. Também estiveram presentes a diretora-geral de Educação, Márcia Culau, a coordenadora da Assessoria Pedagógica, Luciane Fraga de Fraga, e a diretora administrativa, Nazaré Carvalho.

Recanto da Lagoa está conquistando os seus leitores pequeninos

Na última quarta-feira, dia 8, a professora do 1º ano da EMEF Recanto da Lagoa, Luciane, organizou um momento especial para a leitura do livro Alfa e Beto, uma das obras que integram os 150 títulos recebidos pela SME. Luciane levou para o cenário dois bonecos de pelúcia, identificados como Alfa e Beto, que foi colocado em meio aos livros. Mas o inesperado ainda estava por vir. Tinha um saco que guardava surpresas.

A atividade foi planejada para marcar o início das atividades no caderno de linha e teve a participação dos pais das crianças. No início do ano letivo, os pais entregaram para a professora os cadernos das crianças, personalizados de acordo com o jeitinho de cada um, colocando o nome, adesivos e mensagens. Ela guardou e preparou, então, a Festa do Caderno. Ao abrir o saco, as crianças ficaram surpresas e emocionadas. Observaram todos os detalhes e ouviram as mensagens realizadas pelos pais, com todo amor e carinho.

A história de Alfa e Beto é muito parecida com a deles. Assim como eles, Alfa e Beto entram na escola e descobrem um mundo de aprendizado. O diretor da escola, Valnei Veloso, relatou que a iniciativa da professora desenvolveu a criatividade e a curiosidade de uma forma prazerosa e lúdica. “Buscamos incentivar nos nossos alunos o gosto pela leitura pela escrita”, enfatiza.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024