10 ABR 2015
Viamão inicia encontros preparatórios para a 7ª Conferência Municipal de Saúde

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Viamão inicia os encontros preparatórios para a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 11 de julho. São nove encontros preparatórios que têm por objetivo aproximar a gestão municipal da saúde à população e ouvir seus anseios, dúvidas e sugestões. “Ajustamos um instrumento norteador para que fosse possível padronizar e otimizar o desenvolvimento da Conferência, possibilitando disponibilizar o máximo de tempo possível para ouvir a população”, explica a secretária de Saúde, Sandra Sperotto.

Cada encontro terá a duração máxima de duas horas e terá uma forma dinâmica e direta, com a apresentação do eixo “Direito do Povo Brasileiro” e o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. Depois disso, a comunidade terá uma hora para manifestar suas ideias e necessidades, preferencialmente sempre indicando sugestões de como os processos e serviços podem ser melhorados e quais os que estão sendo bem executados e devem ser mantidos. É nessa hora que serão anotadas todas as ideias, reclamações e sugestões de forma objetiva. Após, o apresentador classificará junto com os participantes os assuntos citados em ordem decrescente.

A secretária de Saúde destaca a importância da participação da população nas etapas preparatórias e na Conferência propriamente dita. “São nas reuniões preparatórias que a comunidade poderá opinar e sugerir a saúde que quer para o seu município. Todas as sugestões apresentadas nos nove encontros serão levadas para serem debatidas no dia 11 de julho e selecionadas as ações que serão levadas para a Conferência Estadual.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde será realizada dia 11 de julho, às 9h, no Centro Profissional Walter Graf (Rua Marechal Deodoro, 220, Centro), e a 7ª Conferência Estadual de Saúde acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro, em Porto Alegre. Já a 15ª Conferência Nacional de Saúde está prevista para ser realizada em Brasília, de 23 a 26 de novembro deste ano.

Confira o calendário dos encontros preparatórios e programe-se para participar:

Região

Augusta