08 ABR 2015
Aniversário de 75 anos da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes

Prefeito em exercício prestigia aniversário de 75 anos da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes

A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes de Viamão completou 75 anos neste mês de abril. O evento comemorativo aconteceu na terça-feira, 7, na sede da instituição (Marechal Deodoro, 185, Centro). O prefeito em exercício, André Pacheco, esteve representando a Prefeitura de Viamão na cerimônia.

A abertura do evento contou com uma apresentação musical com a Orquestra Jovem de Porto Alegre, seguida pela palestra “Amanhecer de uma Nova Era - Colhendo Esperanças e Consolações”, que foi ministrada pela presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), Elizabete Barbieri.

André Pacheco parabenizou a entidade religiosa pela bela trajetória e expressou sua alegria em participar do evento. O prefeito explicou que a sua família tem uma ligação muito próxima com a Sociedade Espírita. André relembrou que frequenta o local desde os 5 anos de idade e seus pais sempre fizeram parte da diretoria, participando inclusive de muitas das reformas e construções que a sede recebeu. O prefeito destacou ainda o trabalho social desenvolvido pela entidade religiosa. “A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes é uma grande referência religiosa e social em nossa cidade, desenvolvendo inúmeras ações para o bem do próximo", finalizou.

Na área de assistência e promoção social, a entidade desenvolve trabalhos de distribuição de alimentos e roupas a famílias necessitadas; brechós e cursos para famílias de baixa renda. Ocorre também um trabalho efetivo junto às gestantes em dificuldade econômicas, que recebem, além de informações, um enxoval completo para o bebê.

Conheça mais sobre a história da Sociedade Espírita

A história da Sociedade inicia em 07 de abril de 1933, quando o casal Dorval dos Santos Maricato e Armely Feijó Maricato reuniu espíritas viamonenses e fundou o Grupo Espírita Bezerra de Menezes, na Estrada Rincão do Malacara. Este mesmo grupo, em 07 de abril de 1940, fundou a Sociedade Espírita Bezerra de Menezes.

O primeiro presidente eleito foi o senhor Luiz Ferreira de Castro. O rápido crescimento da Sociedade gerou a necessidade de buscar um espaço maior para atender a todos. Assim, foi adquirido um terreno, na rua Marechal Deodoro, no centro de Viamão, onde é a sede até hoje. Com o esforço dos espíritas da época foi construído um prédio, que foi inaugurado em 07 de abril de 1947, com a presença de autoridades municipais.

No ano de 1967, a Sociedade entrega aos viamonenses o Centro de Formação Profissional Walter Graf, construído junto a sua sede, que mantém cursos profissionalizantes voltados às necessidades da comunidade. Desde 1986, o Centro Profissionalizante é administrado, mediante comodato, pela Prefeitura de Viamão.

A procura pela Doutrina Espírita aumenta ano a ano, tornando necessária a construção de um novo auditório, concluído em 2001, com 300 lugares. Em 2003 tem início a construção de quatro salas destinadas a abrigar os grupos de estudo. A Sociedade integra o Movimento Espírita através da União Municipal Espírita, representante no município da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, da qual a Sociedade faz parte desde 1940.

Fonte: Site da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes - (http://www.sebmv.com.br/sobre-nos/)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024