18 MAR 2015
Programação especial comemorou Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), através dos Departamentos de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou diversas atividades entre os dias 6 e 12 de março. As ações fizeram parte da Semana Municipal da Mulher de Viamão.

A secretária municipal da SMCAS, Belamar Pinheiro, explica que a programação contemplou os diferentes serviços da pasta. “Passamos por todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com diversas atividades voltadas para a mulher, com ações que incluíram cuidados com a beleza, palestras educativas e apresentações artísticas”. A secretária agradeceu o empenho dos colaboradores e a participação do público que compareceu aos eventos. “Nossa equipe está de parabéns, pela dedicação e pelo compromisso em proporcionar momentos maravilhosos para as nossas usuárias da Assistência Social”, finalizou.

Confira as atividades oferecidas pela SMCAS durante a Semana Municipal da Mulher:

As atividades foram oferecidas para o público feminino que é atendido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) - através das coordenações destes serviços e com o apoio dos setores de Cadastro Único e do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), além dos serviços conveniados através da Alta Complexidade.

- No dia 6 de março, no turno da manhã, o CRAS São Lucas promoveu uma palestra com instrutoras do Senac sobre maquiagem e dicas de beleza. No turno da tarde, ocorreu uma confraternização com as usuárias e equipe técnica do CRAS.

- No dia 9, o Centro POP promoveu uma oficina sobre “direitos da mulher”, com a palestrante Carmem Lúcia Paz, do Instituto NEP.

- Na manhã do dia 12, o CREAS promoveu uma roda de música.

- O CRAS Águas Claras promoveu rodas de conversa e oficina de confecção de flores, que aconteceram em diversas localidades - Quilombo Gomes e Silva, Quilombo Peixoto dos Botinhas, Assentamento Filhos de Sepé, Aldeia da Estiva e no próprio CRAS.

- Na quarta-feira, dia 11, o CRAS Monte Alegre promoveu uma roda de conversa focada na autoestima, mediada pela coordenadora do CRAS, Cleusa Kuhn, que contou com a participação da equipe técnica e das usuárias atendidas pela unidade. Neste dia, também ocorreu uma apresentação de dança do ventre com a dançarina Mari (Academia Baladi), e uma atividade de biodança com a professora Beti. A secretária Belamar também participou das dinâmicas junto com o grupo e ressaltou a importância da autovalorização. “É importante reconhecermos as nossas qualidades, valorizar quem realmente somos. Nós mulheres merecemos todo o reconhecimento, pois somos guerreiras, temos uma jornada dupla de trabalho e muitas vezes somos o alicerce de nossas famílias”.

- Na quinta-feira, dia 12, o CRAS Centro/Tarumã preparou duas oficinas, que abordaram dicas de maquiagem e cuidados com a pele, com a professora do Senac, Andressa Fernandes, e confecção de rosas em artesanato EVA, com a oficineira da SMCAS, Vilma Carvalho. Cerca de 20 mulheres participaram das atividades. Irene Rodrigues, moradora do bairro São Cristóvão, de 67 anos, foi a escolhida para fazer uma maquiagem especial. Na oficina de flores, as participantes puderam confeccionar uma linda lembrancinha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

- Também no dia 12, o CRAS São Tomé/Martinica organizou uma tarde dedicada às mulheres que contou com apresentação artística dos idosos que participam da oficina de música, aula de pilates, sorteio de brindes e lanche especial. A atividade aconteceu no Clube de Mães Unidos Venceremos e contou com aproximadamente 20 pessoas que são referenciadas naquele CRAS.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024