17 MAR 2015
Educação promove primeira formação para os coordenadores pedagógicos da rede

Durante esta segunda-feira, dia 16, a Secretaria Municipal de Educação promoveu o primeiro encontro com todos os coordenadores pedagógicos das escolas municipais. A oficina faz parte do programa de Formação Continuada e tem por objetivo planejar e acompanhar as ações pedagógicas das escolas.

Na abertura do evento, a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, ressaltou os projetos que já vem sendo desenvolvidos por algumas escolas e que receberam destaque, como o troféu Sesc “Melhoria na Saúde Bucal”, nas categorias de escolas com até 150 alunos e com 151 alunos ou mais; ou a experiência das EMEF Felisberto da Costa Nunes e Araçá, de gestão escolar, que foi indicada como modelo pelo Ministério da Educação para visualização no Portal Escola à Distância; ou a experiência da EMEF Zeferino Lopes de Castro, que foi pauta da revista nacional ARede, numa reportagem sobre as escolas que estão trabalhando com tecnologias da informação.

A secretária aproveitou o momento para fazer a entrega da Agenda da SME aos coordenadores pedagógicos da rede. “Temos que pensar coletivamente o que fazer para melhorar a educação. Trazer novos desafios, deixar os professores com o brilho no olhar. Fazer acontecer e colher frutos a longo prazo.”

Numa dinâmica proposta pela assessoria pedagógica da SME, os coordenadores escreveram palavras que representassem as suas ações na escola e fixaram-na num mural. Acolhimento, dedicação, empatia, união, perseverança, desconstrução, diálogo, parceria, foram alguns destaques. “O papel dos coordenadores é muito difícil, pois é preciso desconstruir costumes, acolher, dar carinho, dedicar, diálogar e acreditar”, expressa a diretora pedagógica, Márcia Culau. A secretária complementa dizendo que sua palavra é possibilidades. “As possibilidades que encontramos dentro da escola. Não queremos a padronização do ensino e sim o que se pode fazer a mais”, encerra Maria Clarice.

Os coordenadores pedagógicos já têm organizado os seus encontros de formação junto à assessoria da SME, mensalmente, até o final do ano letivo. “A cada formação, os coordenadores levam os temas abordados nos encontros para serem debatidos com os professores e equipe diretiva, na reunião pedagógica da escola”, finaliza a assessora pedagógica Luciane Fraga.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024